- Publicidade -
PolíticaEleiçõesDebate com candidatos de Piracicaba é marcado por ataques e propostas para a Saúde

Debate com candidatos de Piracicaba é marcado por ataques e propostas para a Saúde

Barjas Negri e Helinho Zanatta se enfrentaram no debate transmitido nesta sexta (25); segundo turno acontece no domingo (27)

- Publicidade -

O debate da EPTV com os candidatos do 2º turno à Prefeitura de Piracicaba, transmitido na noite desta sexta-feira (25), foi marcado por troca de acusações. Durante todo embate, Barjas Negri (PSDB) afirmou por diversas vezes que Zanatta “não conhece Piracicaba”. Já Helinho (PSD) culpou Negri por diversos problemas da cidade, como falta de médicos e falta de água.

A Saúde foi o tema mais debatido entre os dois candidatos durante o debate. Além disso, Barjas e Zanatta também falaram sobre os problemas no abastecimento de água e a respeito da habitação na cidade.

- Publicidade -

Decisões judiciais e apoios políticos são temas de debate

Barjas Negri abriu o debate mencionando uma decisão favorável do TER (Tribunal Regional Eleitoral) sobre o registro de sua candidatura, relacionada a recursos questionando sua elegibilidade, apresentados pelo partido Avante e pelo atual prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida (PP). A decisão em favor de Barjas foi votada nesta sexta-feira com parecer unânime dos desembargadores.

Zanatta, por sua vez, iniciou o embate destacando o apoio do governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para fortalecer suas propostas. Além disso, ele também atribuiu diversos problemas atuais da cidade às gestões anteriores de Negri.

Saúde

Um dos principais temas debatidos pelos candidatos foi a Saúde. Barjas falou sobre o Hospital Ilumina, que iniciou abertura esta semana, afirmando que participou das negociações para o retorno do Hospital. A unidade de saúde estava fechada desde junho de 2022 devido a problemas administrativos e financeiros.

Sobre o assunto, Zanatta perguntou como Barjas pretende resolver a falta de médicos em Piracicaba e afirmou que o problema foi causado por Negri, que teria congelado salários durante sua gestão.

Barjas respondeu que o congelamento foi uma exigência do Governo Federal, prometendo concursos públicos, ampliação de orçamento e redução das filas para cirurgias eletivas, além de realização de exames na cidade, se eleito.

“Além da questão hospitalar, nós vamos trabalhar também para suprir os medicamentos nas farmácias básicas, diminuir as filas contratando exames de laboratório, contratando também exames de imagem. Nós vamos investir mais na Saúde comprando medicamentos, exames, exames de laboratório e mais leitos hospitalares”,

afirmou Barjas.

Já Zanatta afirmou que sua proposta inclui descentralizar a Saúde, com equipes de especialistas nos bairros e a criação de um “Poupatempo da Saúde”. Ele também destacou que o apoio do governador Tarcísio de Freitas garantirá repasses estaduais para projetos na área.

- Publicidade -

“Nós vamos fazer com que os programas de Piracicaba sejam conectados ao governo federal e vamos trabalhar por conta dos deputados federais que nós temos, dos senadores e por conta do governador Tarcísio, nós vamos dar solução”,

afirmou o candidato.

Falta de água em Piracicaba

Outro ponto de confronto foi o desabastecimento de água. Zanatta questionou as ações de Negri para solucionar o problema, destacando que mais da metade da água tratada na cidade é perdida em vazamentos nas tubulações e sugerindo que trocar o encanamento da cidade poderia minimizar essa perda. Zanatta também mencionou a cobrança pelo esgoto, afirmando que a situação é insustentável.

“Metade da água, mais de 50%, é desperdiçada. E aí nós vamos resolver o problema do esgoto, que cobra o mesmo valor da água. Isso não pode continuar em Piracicaba”,

afirmou Zanatta.

Negri rebateu criticando o atual prefeito Luciano Almeida pelo desabastecimento e negou responsabilidade. Em resposta, acusou Zanatta de inconsistência, afirmando que ele aumentou a taxa de esgoto em São Pedro em 25%, mas prometeu reduzi-la em Piracicaba.

“Em São Pedro ele aumentou em 25% a taxa de esgoto. Agora chega em Piracicaba, para fazer média com a população de Piracicaba, mente de forma descarada dizendo que vai rebaixar. Por que não rebaixou lá em São Pedro?”,

questionou Negri.

Habitação

Sobre habitação, Barjas afirmou que a área não recebe investimentos há quatro anos e disse que pretende articular com empresários e falar com o governador de São Paulo para a entrega de novas unidades habitacionais.

“Para tirar as pessoas que pagam aluguel, mais do que isso, porque habitação não é só fazer casa, fazer apartamento, nós vamos fazer um trabalho de urbanização de favela, a exemplo do que nós fizemos no passado”

afirmou o candidato do PSDB.

Já Zanatta reforçou o apoio de Tarcísio à sua candidatura e prometeu levar o programa Casa Paulista para a cidade, criando novas unidades habitacionais e também regularizando as já existentes que enfrentam problemas.

“Nós vamos resolver o problema desses loteamentos que estão lá, irregularmente, e a Prefeitura nunca deu condições de resolver. Nós temos 17 vereadores para resolver esse problema”,

disse Zanatta.

Troca de acusações durante debate

Ainda, durante o embate, Helinho questionou por qual motivo Barjas não foi candidato à deputado estadual nas últimas eleições.

“Fala tanto em deputado, deputado, deputado, nós trouxemos recursos, trouxemos R$ 2 milhões, conversamos com o governador para fazer o Anel Viário Norte. Por que o senhor não foi candidato a deputado federal?”,

perguntou Helinho.

Respondendo ao questionamento, Barjas criticou a candidatura de Zanatta à Prefeitura de Piracicaba, afirmando que ele “entende sobre turismo”, por já ter sido prefeito de São Pedro, Charqueada e por estar agora como deputado estadual.

“Ele tinha que estar trabalhando na Assembleia Legislativa e não sendo candidato à Prefeitura de Piracicaba. Eu não saí candidato a deputado, meu partido pressionou, para não ter o constrangimento de abandonar meu mandato para ser candidato a prefeito de Piracicaba”,

afirmou Barjas.

Em resposta, Zanatta afirmou que Barjas não saiu candidato a deputado porque estava inelegível no período.

“Vocês sabem por qual motivo, né? Porque ele estava inelegível na época. Ele não podia sair a cargo nenhum. Inclusive, vocês querem lembrar? Ele estava no governo do Dória, que teve que dispensar ele e reembolsar o dinheiro, que no tempo que ele esteve lá, não poderia estar em cargo público”,

disse Zanatta.

Considerações finais

Barjas Negri (PSDB)


“Eu gostaria de agradecer à população de Piracicaba pelos 73 mil votos que recebi, por estarmos no segundo turno e por esta oportunidade de conversar com vocês nesta noite, apresentando uma proposta de futuro. Fizemos bem no passado e faremos mais e melhor no futuro, com base na experiência e na articulação. Você pode ter certeza de que vamos resolver os problemas da saúde, melhorar o transporte coletivo e aprimorar a mobilidade. Quero também agradecer a você que me ajudou, aos milhares de voluntários que tornaram possível minha chegada ao segundo turno. Essas pessoas trabalharam, levantaram bandeiras, formaram grupos de WhatsApp e realizaram trabalho voluntário, o que me permitiu obter bons resultados nas pesquisas e ter a oportunidade de ser o próximo prefeito de Piracicaba. Saiba que minha experiência, dedicação e paixão por Piracicaba farão com que possamos fazer melhor. E, ao fazer isso, tenha certeza de que agiremos com menos erros e muito planejamento, para que Piracicaba volte a ser uma cidade moderna e bem planejada, com uma boa qualidade de vida em todos os seus cantos. Além disso, faremos com que o meio ambiente seja respeitado, pois, nos últimos anos, houve desrespeito e Piracicaba merece mais. Piracicaba merece o melhor e, com nosso programa, temos a certeza de que isso vai acontecer”,

finalizou o candidato.


Helinho Zanatta (PSD)


“Agradeço a todos vocês, à EPTV, que nos deu a oportunidade, e agradeço também a você, eleitor, que já demonstrou, nas pesquisas, quase 50% de apoio. Dizer a vocês que estão nos assistindo: vamos resolver o problema da saúde em Piracicaba, as filas, como já debatemos. Vamos atender a vocês da educação e aos funcionários públicos; confiem em mim. Essa é a oportunidade que temos de estar juntos, e vamos resolver a grave falta de água e a questão da terceirização do esgoto. Nós traremos soluções modernas e eficientes. Estamos preparados, temos capacidade e condições de trabalhar ao lado de vocês nesse processo, junto com o governador Tarcísio e com o apoio dos vereadores, para resolver os problemas e fazer as leis andarem rapidamente. Portanto, peço essa oportunidade a vocês nesta noite e neste último debate. É hora de deixar para trás os problemas do passado. Já foram dadas três oportunidades, e os problemas persistem. Vamos desenrolar de verdade Piracicaba. Já houve o rolo do Luciano, o do Barjas. Agora é a minha vez. Vamos juntos desenrolar Piracicaba e votar do lado certo, do lado dos valores da família, dos valores cristãos e da liberdade, por uma Piracicaba livre e forte novamente, orgulhosa da Região Metropolitana. Por isso, peço seu voto de confiança. Juntos, não sozinhos. Helinho Zanatta, 55. Muito obrigado!”,

disse Zanatta nas considerações finais.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

EPTV transmite hoje debate com candidatos do 2º turno de Piracicaba

Inmet aumenta grau de severidade para tempestades em Piracicaba; entenda

- Publicidade -
Giovanna Peterlevitz
Giovanna Peterlevitz
Repórter no ACidade On Campinas. Tem experiência na cobertura de grandes factuais nacionais e internacionais, nas diversas áreas de jornalismo. Já atuou em direção de imagens, edição de vídeo, produção, reportagem, redação e edição de textos e também na apresentação de telejornais e programas de entrevista.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -