- Publicidade -
PolíticaEleiçõesPiracicaba terá segundo turno nas eleições municipais; veja candidatos que disputarão pleito

Piracicaba terá segundo turno nas eleições municipais; veja candidatos que disputarão pleito

Oito candidatos disputaram o cargo para prefeito no primeiro turno das eleições; segundo turno acontece no dia 27 de outubro

- Publicidade -

Piracicaba terá segundo turno nas eleições municipais de 2024. Os candidatos Barjas Negri (PSDB) e Helinho Zanatta (PSD) foram os mais votados no primeiro turno, realizado neste domingo (6). Apesar disso, nenhum deles garantiu a maioria absoluta dos votos, ou seja, mais da metade dos votos válidos do pleito – leia mais abaixo.

Oito candidatos disputaram o primeiro turno das eleições para o Executivo Municipal na cidade. O atual prefeito, Luciano Almeida (PP), que tentou a reeleição, ficou em sexto lugar na votação.

- Publicidade -

Veja número de votos por candidato no primeiro turno:

  • Barjas Negri (PSDB) – 35,78% (73.075 votos)
  • Helinho Zanatta (PSD) – 26,59% (54.298 votos)
  • Alex Madureira (PL) – 23,67% (48.338 votos)
  • Professora Bebel (PT) – 6,36% (12.979 votos)
  • Paulo Campos (Pode) – 4,43% (9.038 votos)
  • Luciano Almeida (PP) – 2,46% (5.017 votos)
  • Edvaldo Brito (Avante) – 0,43% (875 votos)
  • Vinicius (Bena) – 0,29% (601 votos)

Quem são os candidatos que vão disputar o segundo turno nas eleições?

Quem é Barjas Negri         

Barjas Negri é formado em Economia e já foi prefeito de Piracicaba por três mandatos (eleito em 2004, 2008 e 2016). Também foi secretário e ministro da Saúde durante o governo Fernando Henrique Cardoso.

Foi secretário municipal de Educação (1979-1982) em Piracicaba, vereador (1989-1992) e secretário municipal de Planejamento (1993–1994).

Quem é Helinho Zanatta

- Publicidade -

Piracicabano, Zanatta é empresário do agronegócio. Foi prefeito de Charqueada por dois mandatos (2001-2008). Também foi prefeito de São Pedro por dois mandatos (2013-2020). Foi eleito deputado estadual em 2022 com 77.550 votos, e ocupa o cargo de 3º vice-presidente na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). Também é coordenador da Frencoop-SP (Frente Parlamentar do Cooperativismo Paulista).

Quando há segundo turno em uma eleição?

O segundo turno das eleições no Brasil é regulamentado pelos artigos 28, 29, inciso II, e 77 da Constituição Federal de 1988. Esses dispositivos estabelecem que o segundo turno só pode ocorrer nas eleições para presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores dos estados e do Distrito Federal, e para prefeitos e vice-prefeitos de municípios com mais de 200 mil eleitores.

Nessas situações, a possibilidade de segundo turno é determinada pela exigência de maioria absoluta de votos, característica do sistema eleitoral majoritário de dois turnos.

Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa obter mais da metade dos votos válidos, ou seja, excluindo os votos em branco e nulos. Se nenhum candidato atingir essa maioria absoluta, realiza-se o segundo turno, onde apenas os dois candidatos mais votados do primeiro turno disputam. O vencedor do segundo turno será aquele que conquistar a maioria dos votos válidos, ou seja, mais de 50%.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Eleições de 2024: onde votar em Piracicaba? Descubra sua zona eleitoral

Acidade on transmite o placar da apuração da eleição municipal a partir das 17h

- Publicidade -
Giovanna Peterlevitz
Giovanna Peterlevitz
Repórter no ACidade On Campinas. Tem experiência na cobertura de grandes factuais nacionais e internacionais, nas diversas áreas de jornalismo. Já atuou em direção de imagens, edição de vídeo, produção, reportagem, redação e edição de textos e também na apresentação de telejornais e programas de entrevista.
- Publicidade -
Notícias Relacionadas