Quatro cidades da região de Piracicaba confirmaram, nesta quarta-feira (2), que vão oferecer tarifa zero nas eleições, com o transporte coletivo sendo gratuito no próximo domingo, dia 6 de outubro, data em que será realizado o primeiro turno do pleito. A matéria será atualizada caso mais cidades confirmem a medida.
A medida leva em consideração o fato do voto ser obrigatório para boa parte da população, a questão do transporte público ser um direito social e também uma recomendação do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral sobre a gratuidade.
Confira quais cidades anunciaram transporte gratuito no dia das eleições e as regras de cada uma:
Piracicaba
- A medida vale desde o início da operação no domingo (6), por volta das 4h40, até o final da operação, que é 00h10.
- Todas as linhas vão operar normalmente, com tabelas horárias de segunda a sexta-feira, sem exceção, sem a necessidade do pagamento da tarifa.
- O usuário entrará pela porta dianteira do ônibus, sairá pela catraca para registrar a entrada, porém, não será debitado o crédito de seu cartão.
Limeira
- Assim como em Piracicaba, os usuários devem passar o cartão nos validadores dos ônibus, mas o desconto da tarifa não será feito.
Nova Odessa
- Os horários dos ônibus urbanos serão os mesmos dos dias da semana. Ou seja, a grade de viagens será completa, com partidas das 6h da manhã até as 22h, e não reduzida – como normalmente acontece aos domingos.
Santa Bárbara d’Oeste
- A gratuidade no transporte será no período das 7h às 19h.
- Todas as linhas funcionarão com os horários de semana e não há necessidade de apresentação de documento para o embarque.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Clínica é interditada após denúncia de que idosos sofriam maus-tratos e comiam alimentos vencidos
Piracicaba terá atividades especiais para a terceira idade no mês de outubro