ACidadeON

Política

Lula possui menções mais expressivas no Nordeste, revela pesquisa CNI/Ibope

eleições 2018 CNI/Ibope regiões

| Estadao Conteudo

As menções ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera pesquisa de intenção de voto estimulada divulgada nesta quinta-feira, 28, pela CNI/Ibope, com 33%, são mais expressivas no Nordeste. Na pesquisa estimulada, 54% dos entrevistados na região dizem que votariam em Lula. O ex-presidente petista possui 32% das intenções de voto no Norte/Centro-Oeste; 25% no Sudeste; e 22% no Sul do País.

De acordo com a pesquisa, Lula se destaca em municípios com até 50 mil habitantes e no interior e suas citações aumentam conforme diminui a escolaridade e a renda familiar do eleitor.

Já o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), que aparece em segundo lugar no cenário com Lula, com 15% das intenções, apresenta 17% no Norte/Centro-Oeste, no Sudeste e no Sul, cada um, e 7% no Nordeste. Sem Lula, Bolsonaro lidera a pesquisa estimulada, com 17%, e sobe para 21% das intenções de voto no Sul; 19% no Norte/Centro-Oeste e Sudeste; e 10% no Nordeste.

As intenções de voto em Bolsonaro, segundo a pesquisa CNI/Ibope, são mais significativas entre homens e aqueles com até 34 anos. Diferente de Lula, Bolsonaro é mais citado conforme aumenta a escolaridade e a renda familiar dos eleitores.

As intenções de voto em Marina Silva (Rede), por sua vez, são mais elevadas nas regiões Norte/Centro-Oeste, com 10%, e no Nordeste, com 9%. No cenário com Lula, Marina possui 6% das intenções de voto no Sudeste e Sul, cada um.

No cenário sem Lula, Marina aparece empatada tecnicamente com Bolsonaro em segundo lugar, com 13%, e cresce para 17% no Norte/Centro-Oeste, 16% no Nordeste, 11% no Sudeste e se mantém com 6% no Sul do País.

Sem Lula, as intenções de voto em Marina ultrapassam as de Jair Bolsonaro entre as mulheres, no Nordeste e entre os entrevistados com renda familiar até um salário mínimo e os com grau de instrução até a quarta série do ensino fundamental.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários