Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Noticias

Governo estuda acabar com tomadas de três pinos no Brasil

Assunto foi incluído na pauta do Planalto e é defendido pelo presidente Jair Bolsonaro; órgão técnico fala em retrocesso

| ACidadeON/Ribeirao

 

Tomada de três pontos pode estar com os dias contados (Foto: ACidade ON)

O governo Jair Bolsonaro retomou os estudos para acabar com as tomadas de três pontos no Brasil, implantadas em 2011, e já analisa os impactos econômicos que a mudança traria mesmo com a resistência de alguns órgãos, como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).  

O motivo seria as críticas constantes da população ao formato e diferenciação do usado na maioria dos Países. Porém, questões de segurança são destacadas por técnicos.  

Segundo entrevista dada pelo diretor da ABNT, Guilherme Toltoy, a Revista Exame, o atual padrão anula os riscos de usuários serem eletrocutados.   

"Seria caótico mudar isso", completa o especialista, ao definir a proposta já incluída na pauta do Planalto como um "retrocesso".  

Enquanto a associação fala sobre o investimento feito para este modelo de tomada em construções e fabricantes de eletrodomésticos e produtos elétricos, o governo visa ressalta a dificuldade de entrada desses equipamentos, mas na versão importada, ao longo desses anos.


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON