Aguarde...

Noticias

Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, recebe diagnóstico de câncer

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, e o deputado federal Baleia Rossi prestaram solidariedade ao prefeito paulistano

| ACidadeON/Ribeirao

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), afirmou que manterá agenda de trabalho e compromissos (Foto: Leon Rodrigues/Fotos Públicas)
 
O prefeito Bruno Covas (PSDB), 39, recebeu diagnóstico de câncer no trato digestivo com metástase e terá que passar por quimioterapia. O diagnóstico foi divulgado nesta segunda-feira (28) em coletiva de imprensa no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.   

Covas não deve se afastar do cargo a princípio. Aos médicos, ele disse que terá a responsabilidade de ficar no comando da prefeitura enquanto possível e só deixará o posto quando precisar.   

A doença, diagnosticada como adenocarcinoma, está localizada na área de transição entre o esôfago e o estômago —chamada cárdia —, e que se expandiu para lesões no fígado e nos linfonodos. "Nunca vi um diagnóstico tão precoce", afirmou o infectologista David Uip, que tem acompanhado o tratamento do prefeito.   

Covas iniciará o tratamento contra o câncer em um período de 36 horas. Este tipo de tratamento normalmente é ambulatorial, mas o prefeito deve permanecer internado ao menos até sexta-feira (1º de novembro) por apresentar também embolia pulmonar.   

Os médicos responsáveis pelo tratamento de Covas afirmam que em um período de seis a oito semanas eles poderão avaliar a eficácia ou não do tratamento quimioterápico. Ele passará por três sessões de quimioterapia e não está descartada uma eventual cirurgia após este período.   

Pessoas próximas ao prefeito afirmam que o diagnóstico assustou o prefeito, mas que nesta segunda (28) ele já estava despachando novamente. Inclusive, teria dado ordem para que se mantivesse a programação normal na prefeitura, incluindo inaugurações.   

Nesta segunda, Covas escreveu texto sobre o assunto em suas redes sociais. "Não tenho dúvidas que vou vencer esse desafio. Quero agradecer as centenas de mensagens que tenho recebido de inúmeras pessoas. Ajuda muito a atravessar a tempestade", escreveu (com Artur Rodrigues e Guilherme Seto/FolhaPress).    
 
Políticos de Ribeirão se solidarizam com Covas  
 
Nesta segunda, políticos ribeirão-pretanos usaram as redes sociais se manifestando em solidariedade a Bruno Covas, como foi o caso do prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e do deputado federal Baleia Rossi (MDB), que desejaram a recuperação do neto do ex-governador Mário Covas.

Mais do ACidade ON