Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Noticias

Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, recebe diagnóstico de câncer

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, e o deputado federal Baleia Rossi prestaram solidariedade ao prefeito paulistano

| ACidadeON/Ribeirao

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), afirmou que manterá agenda de trabalho e compromissos (Foto: Leon Rodrigues/Fotos Públicas)
 
O prefeito Bruno Covas (PSDB), 39, recebeu diagnóstico de câncer no trato digestivo com metástase e terá que passar por quimioterapia. O diagnóstico foi divulgado nesta segunda-feira (28) em coletiva de imprensa no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.   

Covas não deve se afastar do cargo a princípio. Aos médicos, ele disse que terá a responsabilidade de ficar no comando da prefeitura enquanto possível e só deixará o posto quando precisar.   

A doença, diagnosticada como adenocarcinoma, está localizada na área de transição entre o esôfago e o estômago —chamada cárdia —, e que se expandiu para lesões no fígado e nos linfonodos. "Nunca vi um diagnóstico tão precoce", afirmou o infectologista David Uip, que tem acompanhado o tratamento do prefeito.   

Covas iniciará o tratamento contra o câncer em um período de 36 horas. Este tipo de tratamento normalmente é ambulatorial, mas o prefeito deve permanecer internado ao menos até sexta-feira (1º de novembro) por apresentar também embolia pulmonar.   

Os médicos responsáveis pelo tratamento de Covas afirmam que em um período de seis a oito semanas eles poderão avaliar a eficácia ou não do tratamento quimioterápico. Ele passará por três sessões de quimioterapia e não está descartada uma eventual cirurgia após este período.  

Pessoas próximas ao prefeito afirmam que o diagnóstico assustou o prefeito, mas que nesta segunda (28) ele já estava despachando novamente. Inclusive, teria dado ordem para que se mantivesse a programação normal na prefeitura, incluindo inaugurações.   

Nesta segunda, Covas escreveu texto sobre o assunto em suas redes sociais. "Não tenho dúvidas que vou vencer esse desafio. Quero agradecer as centenas de mensagens que tenho recebido de inúmeras pessoas. Ajuda muito a atravessar a tempestade", escreveu (com Artur Rodrigues e Guilherme Seto/FolhaPress).   
 
Políticos de Ribeirão se solidarizam com Covas  
 
Nesta segunda, políticos ribeirão-pretanos usaram as redes sociais se manifestando em solidariedade a Bruno Covas, como foi o caso do prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e do deputado federal Baleia Rossi (MDB), que desejaram a recuperação do neto do ex-governador Mário Covas.

Você pode ajudar o jornalismo sério

A missão do ACidade ON é fazer um jornalismo de qualidade e credibilidade. Levar informação confiável e relevante, ajudar a esclarecer e entender os fatos, sempre na busca de transformação. E o seu apoio é fundamental. Ajude-nos nessa missão para construir uma sociedade mais crítica e bem informada.

Apoie o bom jornalismo.

Já é assinante? Faça seu login.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso. Para mais informações, consulte nosso TERMO DE USO"

Facebook

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Mais do ACidade ON