Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Noticias

Milho, a estrela das festas juninas

Cultivado desde os indígenas o milho revela sua versatilidade e ganha receitas inovadoras para a festa

| ACidadeON/Ribeirao

Matheus Urenha / A Cidade
Para os cupcakes, Isabela sugere as combinações de milho com vários tipos de queijos, coco ralado, goiabada e doce de leite (Foto: Matheus Urenha / A Cidade)

 

Sem dúvida, ele é a estrela da gastronomia junina. O milho compõe muitos dos quitutes da mesa das festividades do mês, mas já faz parte do cardápio dos brasileiros desde os povos indígenas. Que tal inovar um pouco na receita com esse saboroso e tradicional cereal?

“O milho já era cultivado pelos índios antes da chegada dos portugueses no Brasil. É um dos principais ingredientes das festas juninas por quase todo o Brasil, tanto em nossa região, como no Nordeste e no Sul, por conta de sua safra”, comenta a chef Sabrina Galli, da Criações Culinárias.

Seja o tipo branco, muito usado para a canjica doce (ou o mungunzá, como é conhecido no Nordeste) ou o amarelo, tão característico da canjica, ambos podem compor tanto receitas doces como salgadas.

“Além de ser muito aceito pelo paladar do brasileiro, é fácil de encontrar, barato, prático e tem várias opções de receitas fáceis, o que o faz brilhar mais que os outros alimentos típicos da festa”, comenta a doceira Isabela Lepera, da Cupcakes by Isa.

E é essa versatilidade e sua doçura os principais atributos do milho na opinião de Sabrina. “São muitos subprodutos como amido de milho, o milho para pipoca, o fubá, a farinha de milho, o milho verde, a canjica, que permitem variadas receitas.”

Para Isabela, o milho sempre deixa as receitas mais molhadinhas, cremosas e cheirosas. “Se batido e coado, temos um caldinho bem leve, mas se batido e usado com pedaços, fica bem macio e texturizado”, cita.

Matheus Urenha / A Cidade
A chef Sabrina Galli explica que os ingredientes principais são o milho, o ovo e a manteiga. "Os outros se pode mudar a gosto." (Foto: Matheus Urenha / A Cidade)

 

Cara nova

E com tantas possibilidades, vale inovar no preparo na sua festa, seja na apresentação ou receita, sem perder a tradição. A chef Sabrina sugere apostar na pipoca com especiarias, angu de milho doce de colher com pedacinhos de goiabada cascão, sorvete de milho, canudinho de canjica branca e amarela, pudim de milho verde com coco fresco e pamonha frita.

Aposte nas combinações

Para os cupcakes, Isabela sugere as combinações de milho com vários tipos de queijos, coco ralado, goiabada e doce de leite. “Gosto muito da combinação do bolo de milho com cobertura de cream cheese com açúcar. Fica docinho, na medida certa. O cream cheese disputa a atenção com o milho e provoca uma explosão de sabores.”

Cupcake de milho

Ingredientes
• 2 ovos
• 1 lata de milho em conserva
• 1/2 lata de óleo
• 1/2 lata de leite
• 1 lata de açúcar
• 1 1/2 lata de fubá
• 1 colher de sopa de fermento em pó
• 2 ½ latas de doce de leite

Preparo
Bata o milho com o caldo da conserva até virar um creme. Adicione os ovos, um a um, o óleo e o leite. Coloque o açúcar e o fubá. Por último e sem bater (apenas misturando), acrescente o fermento. Misture um pouco de doce de leite à massa antes de colocar nas forminhas. Leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos em 200º em forminhas de papel, própria para cupcakes. É possível acrescentar coco ralado, pedacinhos de goiabada, doce de leite ou até mesmo chocolate na massa antes de ir ao forno. Rende 20 unidades.
Cobertura
• 3 potes de cream cheese
• 1 xícara de açúcar cristal ou refinado
Preparo
Misture o cream cheese com o açúcar e confeite com saco de confeiteiro. Acrescente coco ralado granulado, ou até mesmo uma pipoca, para decorar.

Mini pamonha assada

Ingredientes
• 5 espigas de milho
(em ponto para pamonha - mais macio)
• 1/2 colher de sopa de sal
• 1 colher de café de páprica defumada
• 1 colher de café de alho picado
• 1 colher de café de lemon pepper
• 1 ovo
• 2 colheres de sopa rasas de manteiga

Preparo
Corte os grãos de milho com uma faca e coloque em um copo de liquidificador. Junte todos os outros ingredientes e bata tudo muito bem. Unte forminhas individuais com óleo, coloque a massa e leve para assar a 170 graus por aproximadamente 20 minutos ou até ficarem levemente douradas. Deixe resfriar e desenforme.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Mais do ACidade ON