ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

bairros

Quem disse que comida vegana não tem sabor?

A analista de marketing Amanda Jacob ensina uma receita de escondidinho que toda a sua família adora

| ACidadeON/Ribeirao

Amanda Jacob, 29, ensina como fazer o Escondidinho Vegano (foto: Matheus Urenha / A Cidade)

 
Ao pensar em receitas veganas, muitas pessoas imaginam pratos sem muito sabor e de preparo complicado. Mas, a analista de marketing Amanda Jacob, 29, garante que isso não passa de mito. "Há o preconceito de que receitas veganas são sem graça, mas garanto que podem ser muito saborosas", diz.  

Amanda era ovo-lacto-vegetariana há 11 anos. "Há um ano e meio decidi não comer mais nada de origem animal e me tornei vegana. Foi aí que percebi como era difícil comer fora de casa", conta.  

Até então, ela não sabia cozinhar, mas precisou se arriscar na cozinha para poder seguir a nova dieta. Como sentia saudade de comer escondidinho, ela procurou uma receita vegana na internet e a adaptou com os ingredientes que tinha em casa.  
"Para substituir a carne seca, usei a carne de soja. Foi um sucesso", garante.  

Segundo ela, a receita é bem simples, rápida e prática. "O segredo é secar bem a proteína de soja, para não ficar com textura esponjosa, que muita gente não gosta, e temperar bem para dar sabor ao prato", ensina. "Cada pessoa pode temperar ao seu gosto, mas eu uso suco de meio limão, cominho, manjericão e coentro desidratados e só um pouquinho de sal. Quem quiser, ainda pode trocar a proteína de soja por shitake", garante.  

Quando criou a receita do escondidinho vegano, a analista de marketing tinha apenas um pouco de batata e de mandioquinha em casa. "Por isso, resolvi misturar os dois para fazer o purê e ficou uma delícia. Mas quem quiser pode usar só uma das opções."  

Ela explica que, para deixar o purê mais macio, pode acrescentar leite vegetal. "Mas isso pode encarecer um pouco o prato", comenta.  

E, para deixar o prato ainda mais saboroso, ela aconselha cobrir o escondidinho com requeijão de soja sabor de provolone e levar ao forno para gratinar. "Ao final, acrescentei alho frito e cebolinha picada para decorar", conclui ela.  

A nova habilidade rendeu até uma segunda atividade: há um ano ela abriu um empório vegano, no Centro, para facilitar a vida de quem procura produtos sem nada de origem animal. 

Receita de Escondidinho Vegano 

Ingredientes  

Purê
3 batatas médias
3 mandioquinhas salsa
Azeite
Sal, pimenta e cebolinha a gosto

Recheio  

1 xícara e 1/2 de proteína texturizada de soja
1/2 limão
2 dentes de alho picados
1/2 cebola
Cominho, manjericão e coentro desidratados a gosto
3 colheres de sopa de molho shoyu
Sal a gosto
1/2 sachê de molho de tomate pronto (ou faça o seu caseiro)
1/2 xícara de azeitonas picadas sem caroço
3 colheres de sopa de requeijão de soja sabor provolone ou algum queijo de castanha (opcional)
cebolinha (opcional)
alho frito (opcional)

Preparo  

Coloque as batatas e mandioquinhas para cozinhar.
Coloque a proteína texturizada de soja em uma vasilha com água suficiente para cobri-la, acrescente o shoyu e um pouco do suco do limão. Deixe-a hidratar por oito minutos, escorra a água e esprema bem a soja para retirar o excesso, pois precisa ficar bem sequinha.  

Refogue a cebola e o alho. Quando estiverem dourando, acrescente a proteína de soja. Tempere-a a seu gosto. Acrescente o molho de tomate e as azeitonas picadas.
Em seguida, amasse as batatas e mandioquinhas já cozidas. Tempere com sal, cebolinha e pimenta a gosto. Acrescente um pouco de azeite, apenas para o purê ficar homogêneo e liso.
Unte com azeite uma refratária de vidro.

Montagem  

Coloque na refratária uma camada grossa do purê, sobreponha com a camada da proteína de soja e cubra com outra de purê, cobrindo totalmente a carne vegetal. Para finalizar, opcionalmente, cubra com requeijão de soja sabor provolone ou rale algum queijo de castanha que derreta. Leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos. Um pouco antes de retirar o prato, abra o forno e acrescente cebolinha e alho frito para decorar e deixe gratinar mais um pouco.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Veja também