Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Incompetência dos adversários. Sorte do Botafogo

Por enquanto está dando tudo certo. Mas, até quando ?

| WEBER SIAN / A CIDADE


QUE FASE
O Botafogo continua em estado de "graça". Mesmo não jogando bem, perdendo jogos que não poderia, o Tricolor vem sendo ajudado pelos seus adversários mais diretos contra o rebaixamento. São Bento e São Caetano estão apanhando mais que "mulher de malandro", facilitando a vida do Pantera. A exceção do Mirassol que "beliscou" um pontinho contro o time alternativo do Palmeiras, os times de Sorocaba e do ABC, perderam. Pra ficar melhor ainda, nesta sexta-feira o São Caetano jogo contra a Ferroviária em Araraquara. Até tudo bem, acontece que a Locomotiva precisa de uma vitória simples pra carimbar a vaga para o próxima fase do Paulistão. Isso significa que o Botafogo pode mais uma vez ser ajudado. Se não bastasse isso, o São Bento vai jogar fora de casa contra o RB Brasil, melhor time do interior, que ainda briga pela classificação e matematicamente ainda pode desbancar o Santos e ficar na primeira colocação do Grupo A.

Botafogo pode ser beneficiado pela Ferroviária 

DE CAMAROTE
Por essa ninguém esperava. E como Ferroviária x São Caetano jogam na sexta na Arena da Fonte, o Bota pode entrar em campo, domingo às sete da noite contra o Mirassol, já sabendo do resultado, e uma vitória diante do Leão da Alta Araraquarense já garante a permanência na elite do futebol de São Paulo. Se é merecido ou não, é outra história. Mas com certeza, o torcedor Panterino se viu apertado nesse Paulistão. Há muito tempo o Tricolor não fazia uma campanha tão pífia como a desse ano. O time não jogou nada. Deu vexame. Torcedores "tiveram" que ir ao estádio Santa Cruz, pressionar e pedir explicação aos jogadores, dirigentes e comissão técnica, coisa que há muito tempo não se via. Que sirva de lição para os próximos anos, caso realmente o clube permaneça na principal divisão do futebol paulista.


A FAVOR
Tenho me baseado muito na estatística do site especializado Chance de Gol. Lá é tudo na base de matemática, em estatísticas, nos estudos dos retrospectos dos clubes. Então vejamos: De acordo com o site o Botafogo tem 26,4% de chance de cair contra 65,9% do São Caetano, 96,3% do São Bento e apenas 9.9% do Mirassol. Mas a chance do Bota escapar não se resume apenas no duelo contra o Mirassol, o Pantera ainda terá o Santos na última rodada. O Peixe, único classificado até agora, pode vir a Ribeirão com time misto, o Peixe ainda tá de olho em avançar na Copa do Brasil. Por enquanto tudo "conspirando" a favor do Pantera.


6 PONTOS
O Comercial tem quatro jogos pela frente na Série A-3 do Paulista. Um em casa e três fora. Sexta o Leão encara o Grêmio em Osasco. O técnico Edson Vieira tá de cabeça quente. Anda dizendo que esse ataque não faz gol. O time até cria, mas a bola não entra. Na matemática do treinador, dos 12 pontos possíveis, o alvinegro precisa de 6, ou seja, 50%. Tarefa nada fácil. Mas nessa competição, que não tem craques, tudo fica muito nivelado. Não se pode exigir muito, mas também não dá pra ficar vendo a "banda" passar e não sair do lugar. Tem que ganhar, brigar por uma das vagas. Entre os oito, o Bafo chega, mas o interessante  é ficar entre os quatro, pra poder ser beneficiado na próxima fase da competição.