Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Deputados aprovam projeto que libera cerveja nos estádios paulistas

Lei agora segue para sanção do governador João Doria; Medida beneficia Botafogo e Comercial

| ACidadeON/Ribeirao

Botafogo e Comercial querem vender cerveja em seus estádios (Fotos: Raul Ramos / Agência Botafogo e Renato Lopes)


Os deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) aprovaram nesta quinta-feira (13), em votação simbólica, o Projeto de Lei 1.363/2015, que libera a venda de bebidas alcoólicas nos estádios paulistas.

Na prática, a medida significa que os estádios de Ribeirão Preto - Palma Travassos, casa do Comercial, e Santa Cruz, casa do Botafogo - podem voltar a comercializar cerveja.

Vale ressaltar, no entanto, que para a liberação entrar em vigor, o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), precisa sancionar a lei publicando o texto sem vetos no Diário Oficial do Estado (DOE).

A venda de bebidas alcoólicas está suspensa nos estádios de Ribeirão Preto desde janeiro de 2019, quando o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) considerou inconstitucional uma lei municipal, do ex-vereador Walter Gomes (PTB), que liberava a bebida nas arenas do município.

O Botafogo, por exemplo, tem entre seus patrocinadores a cervejaria artesanal Walfänger. A fábrica, inclusive, inaugurou, há 15 dias, um bar no setor novo do estádio Santa Cruz, chamado Arena Eurobike.

Com isso, é possível que o amistoso entre Botafogo e Corinthians, marcado para o dia 29 de junho, no Santa Cruz, já tenha a comercialização de cerveja. O Comercial, que inicia a disputa da Copa Paulista no final de junho, também pode ser beneficiado caso a lei seja sancionada até lá.

Limitação

O projeto do deputado estadual Itamar Borges (MDB) libera bebidas alcoólicas com teor alcoólico de até 9%. Com isso, bebidas mais fortes como vodca, uísque e pinga não serão liberados mesmo que o governador sancione a lei.

Na justificativa ao projeto, Itamar Borges lembrou que a medida ajuda a evitar a venda clandestina de bebidas alcoólicas no entorno dos estádios antes de a bola rolar. Veja o texto completo da lei clicando aqui.
 
LEIA MAIS 
 
TJ-SP suspende venda de cerveja nos estádios de Ribeirão Preto
 
 
Cervejaria e Ribeirão inaugura bar no estádio do Botafogo

Mais do ACidade ON