Aguarde...

ACidadeON

Voltar

colunistas e blogs

Benefícios de fazer escalda-pés

Quem já tem o hábito sabe que um bom escalda-pés pode ser a salvação para um dia cansativo, estressante ou longo e com calçados apertados

| ACidadeON/Ribeirao



Quem já tem o hábito sabe que um bom escalda-pés pode ser a salvação para um dia cansativo, estressante ou longo e com calçados apertados. Aposto que sua avó já tinha esse costume, são mesmo um santo remédio. Simples de fazer, perfeitos para resolver muitos dos desconfortos diários. 

Inclusive, não é de hoje que usamos o escalda-pés para esse fim, praticado desde a Grécia e Roma Antiga, ele era tido como um ritual milenar de purificação e conexão com a essência do corpo e da alma, além de auxiliar na eliminação de toxinas através da pele.  

O escalda-pés traz alívio para o corpo todo, já que os pés possuem aproximadamente 70 mil terminações nervosas, todas ligadas a cada órgão do nosso corpo, o que significa que o seu relaxamento influencia no bem-estar e no também tratadores e lesões, independentemente da região afetada.  

Veja agora como fazer e alguns tipos de escalda-pés e para que eles servem:  

Primeiramente separe um balde ou bacia baixa e larga, que acomode perfeitamente seus pés. Se desejar, pode até adquirir aquelas próprias para pedicure que você encontra nas lojas de perfumaria.  

A água deve estar em uma temperatura elevada, entre 36 e 40 graus para surtir o efeito, isso para os escalda-pés quentes.  

Vale usar óleos essenciais, cerca de 15 gotas para 2 litros de água, pode ser flores e ervas também, sendo 1 xícara de chá para também 2 litros de água. É bom que tenha algum elemento para fazer fricção, para que você possa passar os pés um no outro. Pode ser sais de banho por exemplo, cerca de 2 colheres de sopa já são suficientes. Bolinhas de gude, pedacinhos de bucha vegetal também são uma boa opção.  

Os pés devem permanecer cerca de 15 minutos dentro do escalda-pés e lembre-se de escolher um local tranquilo para fazê-lo!  

Confira algumas receitas:  

Para diminuir o stress
Ferva 3 litros de água, adicione 15 gostas de óleo essencial de lavanda, meia xícara de chá de sal grosso e bolinhas de gude. Ponha os pés dentro e passe eles nas bolinhas e no sal, fazendo movimento de fricção.

Para refrescar
Coloque 1 litro de água para ferver e adicione uma xícara de chá de folhas de hortelã, pegue 2 colheres de sal marinho e macere com 6 folhas de hortelã e adicione na mistura. Coloque mais um pouco de água ambiente, adiciones cubos de gelo e ponha na bacia, coloque os pés e pronto.

Para dores
Ferva 3 litros de água, coloque meia xícara de chá de sal refinado, uma xícara de chá de pétalas de rosas, da cor que desejar, 5 gotas de óleo essencial de gerânio.

Para se acalmar e diminuir a ansiedade
Ferva 2 litros de água separado, em uma caneca ferva mais 1litro de água com 10 saches de chá de camomila, assim que borbulhar desligue e deixe apurar por 3 minutos. Coloque primeiro a água sem o chá na bacia e depois a mistura do chá, coloque folhas de louro, umas 8, depois ponha os pés dentro e pronto!
Agora, que você já sabe os benefícios dos escalda-pés faça o seu e bom proveito!

Mais do ACidade ON