Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

boa

Uruguai: um roteiro para os amantes do vinho

Muito em alta entre os viajantes brasileiros, o Uruguai possui vinícolas com hotéis super charmosos para receber os visitantes. Veja nossas dicas!

| ACidadeON/Ribeirao

Muito em alta entre os viajantes brasileiros, o Uruguai também vem ocupando um lugarzinho especial nos planos de quem é apaixonado por vinhos.  

Algumas regiões uruguaias desenvolveram o turismo em torno da viticultura, o que ajudou o vinho local a ganhar mais visibilidade na cultura gastronômica mundial, especialmente aqui na América Latina. Canelones, Carmelo, Colonia Del Sacramento, Montevidéu e Maldonado são algumas das regiões que podem ficar de fora do seu roteiro enológico.  

E, se você pensa em relaxar na companhia de um ótimo vinho, confira nossas dicas de vinícolas uruguaias para visitar, dormir bem e ter experiências inesquecíveis entre as videiras.

CANELONES: VINHO E PÔR-DO-SOL DE CINEMA   

Pousada Pizzorno: opção romântica para se hospedar em meio aos vinhedos uruguaios. Foto: divulgação

Além das vinícolas, Canelones também tem mais de 65 km de praia com pousadinhas e chalés charmosos e opções de atividades náuticas como pesca e mergulho. O cultivo local também fornece grande parte dos alimentos consumidos pelos uruguaios.  

Nesta região, que está entre as melhores produtoras de Tannat da América Latina, está a vinícola Pizzorno, oferecendo uma pequena pousada. O espaço é aconchegante e possui 4 habitações decoradas com materiais relacionados ao universo do vinho.  Aqui é possível encontrar paredes decoradas com madeiras de antigos barris e todos os quartos possuem varandas para as videiras.  

A Bodega Bouza também é uma vinícola próxima e de gestão familiar antiga. Aqui, está sendo planejada a transformação de um velho vagão de trem num pequeno hotel boutique de apenas dois quartos. É possível agendar visitas guiadas e participar de um almoço harmonizado com os vinhos.  

Já a Spinoglio, também está investindo na curiosidade turística: em breve, deve inaugurar uma pequena estalagem de oito quartos instalada em antigos tanques de concreto - marca registrada do estabelecimento. 

MALDONADO: COMPRAS E BADALAÇÃO   

Pousada Sacromonte: luxo com fachada espelhada para camuflagem na natureza. Foto: divulgação

A 120 quilômetros de Montevidéu e clima ameno praticamente o ano inteiro, a cidade de Maldonado é um verdadeiro tesouro. Aqui, é possível curtir as cabanas da Vinícola Sacromonte, escolhida pela revista Time como uma das 100 melhores do mundo. A estadia no hotel com fachada espelhada que camufla o empreendimento em meio à natureza - é uma experiência à parte.  

A vinícola oferece visitas diárias e passeios que incluem uma hora de montanhismo, visita aos vinhedos, almoço e degustação de vinhos. Caso o visitante prefira pode ir somente almoçar. 

Há também a vinícola Alto de la Ballena, muito conhecida pela qualidade do seu Merlot. Aqui, os visitantes são recebidos com uma rica degustação dos vinhos acompanhados de pães, azeites e queijos. 
  

CARMELO: EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS   

Pousada Campo Tinto: ambiente rústico e aconchegante para receber os visitantes da vinícola. Foto: divulgação

Já na região de Carmelo, a oferta para dormir em vinícolas é um pouco mais ampla. 

A pousada Campo Tinto oferece quartos aconchegantes, cheios de charme localizados em um antigo casarão. Em qualquer um dos seus 12 quartos se aprecia a paisagem mais próximo a uma pintura de Van Gogh. Grandes quartos com banheiros, com tamanhos que vão de 25 a 34m², com cama King Size, Wi-Fi, DirecTV, e outras facilidades. 

Já para quem está à procura de uma experiência bem luxuosa como para uma lua-de-mel, por exemplo -, o Carmelo Resort & Spa, the Unbound Collection by Hyatt é uma excelente opção. Localizado às margens do Rio de la Plata, na cidade de Carmelo, é facilmente acessível de carro, barco ou avião a partir de locais estratégicos, como Buenos Aires ou Montevidéu. O Resort está no coração de um bosque de 45 hectares, possui seus próprios vinhedos localizados a beira da piscina e uma praia particular exclusiva na costa do Rio de la Plata. 

 
QUANTO CUSTA E COMO VIAJAR PARA O URUGUAI? 

Entre São Paulo e Montevidéu, capital do Uruguai, são aproximadamente 2.000 km. E há quem prefira a aventura de fazer o percurso de carro. Porém, se você prefere a praticidade de um voo, é possível encontrar passagens de R$ 1 mil a R$ 2,5 mil, dependendo da temporada.  

As empresas aéreas que fazem a rota São Paulo Montevidéu são: Aerolíneas Argentinas, LATAM, Gol e Azul.

Você pode ajudar o jornalismo sério

A missão do ACidade ON é fazer um jornalismo de qualidade e credibilidade. Levar informação confiável e relevante, ajudar a esclarecer e entender os fatos, sempre na busca de transformação. E o seu apoio é fundamental. Ajude-nos nessa missão para construir uma sociedade mais crítica e bem informada.

Apoie o bom jornalismo.

Já é assinante? Faça seu login.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON