Aguarde...

Morre Alex Periscinoto

Aos 95 anos, o publicitário foi vítima de complicações ocasionadas pela Covid-19

| ACidade ON

Em 1960, entrou na Almap como sócio, ao lado do fundador da agência, José de Alcantara Machado. Nesta época, em uma de suas grandes contribuições para o mercado, colocou em prática um modelo de publicidade novo até então. Pela primeira vez no Brasil, uma agência reunia a dupla redator e diretor de arte.

Periscinoto decidiu importar o formato após uma viagem aos Estados Unidos, quando estagiou na Doyle, Bane e Bernbach (DDB) e na Batten, Barton, Durstin & Osborn (BBDO). Décadas mais tarde, em 1988, liderou as negociações que levaram a Almap a se internacionalizar, associando-se à rede BBDO, controlada pelo grupo Omnicom. Dez anos depois, em 1998, Periscinoto deixou a agência e passou o comando para Marcello Serpa e José Luis Madeira.

No ano 2000, Periscinoto fundou a consultoria SPGA ao lado dos também publicitários Luiz Sales (falecido em setembro de 2017, aos 83 anos) e com quem eu trabalhei e Sérgio Guerreiro e do jornalista Walter Fontoura (falecido em julho, aos 80 anos). A SPGA se destacou no ramo de seleção de agências, além de prestar serviços de counseling a presidentes de empresas como Vale, Santos Brasil, Votorantim, Basf e Bradesco.

Entre outras atividades, Alex Periscinoto também já foi colunista do jornal Folha de S. Paulo, presidente da Fundação Bienal de São Paulo, secretário de publicidade Institucional da Secretaria de Estado de Comunicação de Governo da Presidência da República, membro da Academia Brasileira de Marketing e do Conselho Deliberativo da ESPM.

Mais do ACidade ON