Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Nossos leitores selecionaram os assuntos que estamos postando hoje

Fiz um pedido para nossos leitores indicarem quais seriam os pontos da reforma que eles gostariam de mais informações. Vamos lá...

| ACidadeON/Ribeirao

Trabalhadores do DAAE acompanharam a sessão ordinária desta terça-feira (31). (Foto: Walter Strozzi/ACidadeON)
Como fica a idade mínima para aposentadoria

A idade mínima de 65 anos para homens e mulheres agora parece uma realidade mais distante, pelo menos por enquanto.
Ela continua existindo. O que mudou foi a introdução de regras menos dolorosas para o começo e um aumento gradativo, ao longo do tempo, até chegar nesta idade inicialmente proposta.
Seria introduzida uma idade mínima que valeria imediatamente: cinquenta anos para mulheres e cinquenta e cinco para homens.
Isso é uma boa notícia diante da proposta inicial de sessenta e cinco anos de idade, mas as pessoas que poderiam se aposentar, por exemplo, no ano que vem com mais de trinta anos (mulher) e trinta e cinco (homem), perderão esta possibilidade se não tiverem a idade mínima. Teriam que trabalhar um pouco mais.  Saiba mais, ouça o podcast da CBN. 

E o valor da aposentadoria? 


Está aí uma resposta que ninguém tem para dar. Não tem nada claro.
Isso precisará ser muito bem discutido no Congresso Nacional. Esta regra de idade mínima não aborda a forma de como os benefícios seriam concedidos.
A aplicação (ou não) da regra de 85/95 pontos, que elimina o fator previdenciário, e proporcionaria benefícios com valores maiores, ainda é uma incógnita.

Regra de transição

As pessoas que estão próximas da aposentadoria, pela proposta inicial da reforma, teriam que contribuir mais cinquenta por cento do tempo que faltaria para se aposentar. É o conhecido pedágio.
Por exemplo: um trabalhador que está há dez meses da aposentaria, teria que trabalhar mais cinco meses (50% a mais).
Agora, com a "reforma da reforma" (30%) este mesmo trabalhador reduziria esses cinco meses para três.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários