Aguarde...

Algumas profissões podem gerar aposentadoria especial

Algumas dessas profissões, as que oferecem riscos no ambiente de trabalho, permitem que o benefício seja solicitado a partir dos 15 anos de registro

| ACidadeON/Ribeirao

Está na lei. É direito do trabalhador um ambiente saudável para execução de suas funções. E quando pensamos em ambiente saudável, esta classificação é bem mais ampla do que muita gente pensa. Por exemplo, excesso de ruído, local insalubre, entre outras exposições que colocam em risco a saúde e a integridade física são fatores que tornam a função apta a solicitar a aposentadoria especial.

Dependo do grau do risco à saúde, o trabalhador pode se aposentar com 15, 20 ou 25 anos de serviço. Por exemplo, o risco pode não estar diretamente ligado à atividade exercida, mas afeta a saúde do mesmo jeito. Esse tipo de situação acontece em casos de exposição a ruídos ou eletricidade. Outros dois casos que podem gerar aposentadoria especial são dos trabalhadores expostos a agentes químicos e os da área da saúde e vigilantes.

Todas essas áreas de atuação enquadram o trabalhador como atividade de risco nos termos previdenciários. Não importa como seja chamada a profissão, o que realmente conta é o nível de exposição a agentes nocivos, seja de qualquer natureza (químico, físico ou biológico).


Caso tenha dúvida ou sugestão, fale comigo. Clique aqui!



Mais do ACidade ON