Aguarde...

Saiba de uma vez como não errar no pedido da aposentadoria

Eu vou te explicar o passo a passo para não errar com a sua aposentadoria. Não é difícil, mas você precisa ter atenção

| ACidadeON/Ribeirao

Advogado e empreendedor social Hilário Bocchi (Foto: Weber Sian / ACidade ON)
  
Você deve ter um exemplar na sua casa, no seu trabalho ou entre seus amigos de alguém que se aposentou. Pois bem. Pergunte a esta pessoa qual foi o erro que ela cometeu quando estava se preparando para se aposentar e quando se aposentou.

Acredito que vai te dizer que deveria ter se ORIENTADO melhor sobre seus direitos. Ou que se ARREPENDEU de ter se aposentado antes da hora ou que poderia ter esperado um pouco mais. Essa pessoa pode dizer também que PAGOU MAIS que está recebendo, ou que poderia ter PAGO MENOS e ter a mesma renda.

Eu estou te dando a OPORTUNIDADE DE NÃO COMETER ESSES MESMOS ERROS. As palavras: FALTA DE ORIENTAÇÃO, ARREPENDIMENTO, PAGAR MAIS ou PAGAR MENOS não poderão estar no seu vocabulário (não poderão, no futuro, sair da sua boca), tá certo?
 

APRENDIZADO
Dizem que é errando que se aprende. Mas por que a gente vai errar para aprender se podemos aprender com o erro dos outros? Isso não tem sentido. E mais, tem erros do passado que não dá para a gente corrigir. Quando se trata de aposentadoria, do seu dinheiro, do seu trabalho, do seu futuro não tem essa de errar. O planejamento previdenciário tem que seguir um roteiro, uma estratégia. Não adianta só saber QUANDO VAI SE APOSENTAR, é preciso saber também QUANTO VAI RECEBER e diante de tantas mudanças na previdência, tem que saber ainda QUAL BENEFÍCIO É MAIS VANTAJOSO e se ainda tem um período a contribuir até chegar na melhor aposentadoria, é preciso saber COMO CONTRIBUIR para não jogar dinheiro no lixo, nem perder a oportunidade de aumentar a renda.
 

SAIBA QUANTO TEMPO FALTA PARA SUA APOSENTADORIA
É muito importante saber quanto tempo falta para se aposentar, por idade ou tempo de serviço. Pensando nisso, eu criei uma ferramenta on-line e gratuita que vai te ajudar: é o site Tempo de Serviço. No final do cálculo você vai receber um e-mail dizendo QUAL benefício é mais vantajoso.
 

ORIENTAÇÃO
Seu conhecimento vale muito mais se ele for compartilhado ou servir para ajudar outras pessoas. Então vamos nessa? No planejamento e na execução da aposentadoria não pode ter erro, mas se já errou, tem que "tentar" corrigir para aumentar a renda. Primeiro é preciso saber que o prazo para pedir revisão do benefício é de dez anos.

De cada sete processos de aposentadoria que eu analiso, em encontro erro em um. A possibilidade de um benefício ter sido concedido errado é muito grande. Existem várias saídas para aumentar o benefício: recuperação do tempo de serviço não documentado; conversão do tempo de serviço especial (insalubre, perigoso e penoso) em comum; inclusão de vantagens que foram ganhas em reclamação trabalhista; enfim, várias situações. E como saber se o benefício está certo ou errado? Siga este caminho. Primeiro pegue o processo de aposentadoria no site oficial do INSS, o Meu INSS

Depois, analise o processo inteiro para ver se a Previdência considerou todos seus contratos de trabalho e se os salários que entraram no cálculo estão certos. Caso tenha dificuldade, procure a ajuda dos amigos e familiares e, se precisar, consulte um especialista. Ahh, detalhe. Se o benefício estiver errado, dá para cobrar a diferença da defasagem dos últimos cinco anos de atrasados do INSS.

Clique aqui, neste link, e confira minhas dicas. Deixei um vídeo sobre este assunto no meu canal.

Caso tenha dúvida ou sugestão, fale comigo. Clique aqui!



Mais do ACidade ON