Aguarde...

Depressão se enquadra no auxílio doença?

Sabia quais beneficiários diagnosticados com depressão têm direito a solicitar aposentadoria por invalidez

| ACidadeON/Ribeirao

Depressão. O assunto é sério, delicado, escondido, porém é urgente.

Antes da pandemia, já era grande o número de pessoas que procuravam benefícios previdenciários ou acidentários (quando a doença tem relação com o trabalho por causa de depressão.

O CORPO FALA
Um estudo de três instituições sérias Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou que a saúde como um todo piorou após o início da pandemia.

Cerca de 40% dos participantes deste estudo revelaram que começaram a sofrer de dores na coluna e 56,6% dos que já tinham um problema crônico nesse sentido (32,7% da mostra) relataram aumento na dor.

Este é apenas um dos efeitos desta doença. A manifestação física de uma doença invisível.

TRABALHO E PREVIDÊNCIA
Muitos trabalhadores tentaram e conseguiram se afastar pela Previdência e estão tendo cuidados médicos. Outros não tiveram a mesma sorte: estão no limbo previdenciário (sem emprego e sem previdência) e, outros, o que é pior ainda, foram assediados em razão do comportamento depressivo, demitidos e estão totalmente sem amparo, inclusive na Previdência.

O estudo revela que a população mais pobre foi a mais afetada e que 55,3% das pessoas relataram diminuição da renda familiar e 6,3% ficaram sem nenhum rendimento.

SOLICITAÇÃO DO BENEFÍCIO
O benefício pode ser solicitado pelo site oficial do INSS, o Meu INSS, ou pelo telefone 135. Quem é empregado pode ter a ajuda da empresa e ainda vai ter a garantia de receber os primeiros quinze dias de afastamento do patrão e depois é que entra a parte do INSS.

Quem paga o INSS por conta própria ou está contribuindo como segurado facultativo (como desempregado, por exemplo), o início do pagamento é imediato. Não precisa esperar passar os primeiros quinze dias. Caso a Previdência recuse o pagamento, o segurado pode protocolar um recurso administrativo ou, se preferir, ir direito para a Justiça.

Quer saber mais sobre este assunto? Clique aqui e assista ao vídeo que está no meu canal no YouTube!

Caso tenha dúvida ou sugestão, fale comigo. Clique aqui!








Mais do ACidade ON