Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

colunistas e blogs

Vicente Golfeto

Ensino e crime

Em pesquisa publicada por órgãos da mídia norte-americana, relaciona-se evasão escolar com iniciação ao crime.

| ACidadeON/Ribeirao

A má qualidade do ensino é um dos fatores responsáveis pelo avanço da criminalidade e não decorre da falta de recursos financeiros, mas do modo perdulário como têm sido aplicados pelos governos dos três níveis, cada um com sua responsabilidade. Em pesquisa publicada por órgãos da mídia norte-americana, relaciona-se evasão escolar com iniciação ao crime.
Desde os anos sessentas do século passado, James Coleman mostrou que, a extração familiar e a condição sócio-econômica do estudante, eram fatores mais importantes, para explicar seu desempenho acadêmico, do que variáveis como a qualidade dos professores, investimento por aluno e outros componentes tidos como pano-de-fundo no ensino. No âmbito formação e formatura binômio que mostra que família e escola, nesta ordem, são responsáveis por transmissão de valores enquanto escola e família, também nesta ordem, são os que transmitem conhecimento são os responsáveis pelo caráter e pelo nível intelectual do aluno.
No caso em que a evasão escolar tenha ligação com a iniciação ao crime, passa-se a ter um outro campo de investigação que explique o crescimento da violência no seio da sociedade, no próprio âmbito escolar inclusive, de tal forma que a pesquisa citada deve ser levada em consideração. E nem sequer ao que sabemos tem sido citada.
O termo estrutural expressa algo ligado ao longo prazo enquanto o conjuntural traduz mais o curto prazo. Como política de Estado pressupõe sempre o longo prazo enquanto a de governo é do curto prazo pode-se começar a por o problema em equação passando-o de política de governo para a de Estado. Com link entre as três esferas.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários