Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

colunistas e blogs

Vicente Golfeto

Conhecimento

Política é a arte de se atingir o bem comum.

| ACidadeON/Ribeirao

Foi o filósofo, historiador e escritor norte-americano Will Durant quem disse que "todo conhecimento começa como filosofia, avança rumo à ciência e termina como arte". Pude observar, confirmando, esta trajetória. Medicina, Política, Finanças e o próprio Direito particularmente no âmbito do processo dentre outras áreas do saber humano seguiram esta trilha. Ou não se estuda ciência política e depois inclusive como conceito sempre a definimos como arte? Por exemplo, política é a arte de se atingir o bem comum. O senador romano, Marcus Tulius Cícero, chegou a dizer que "política é a escola do crime".
O distúrbio psicossomático, conhecido como síndrome de Sthendal, é a perda do controle por quem se vê diante de excesso de beleza. Esta aliás, foi uma hipótese levantada pelo escritor francês mas se confirmou posteriormente como uma condição médica. Arte, que é a busca da beleza, quando estimulada, gera maior demanda, produzindo a procura tão bem captada por Sthendal, um dos dois gênios que na minha opinião mais conseguiram essencializar as consequências da sensibilidade, sthesis, em grego. Ele disse que "o que nos outros resvala, em mim fere fundo", epigrama anotado em biografia. O outro foi Leonardo da Vinci, na feliz síntese: "quanto maior a sensibilidade, maior o martírio". Invenção é sempre obra de alguém considerado louco até que o mercado a aceite. Então, na pior das hipóteses, o inventor será alcunhado de talentoso, se não for um gênio. É por isto exatamente por isto que sempre entendi que os loucos costumam abrir os caminhos que, depois, são seguidos e palmilhados pelos sábios. Mas só depois.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários