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A teoria da natureza humana e seus desejos incontroláveis

Jansenistas eram escritores franceses do século XVII, que partilhavam essa visão do mundo

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Jansenistas eram escritores -  não conheço escritores da atualidade que sejam considerados ou que se consideram jansenistas - franceses do século XVII, que partilhavam uma visão da natureza humana pela qual somos todos vítimas de desejos incontroláveis.  

São os pecados, na linguagem da época e na concepção cristã do termo. Por isso, não conseguimos escapar desta armadilha que é interior e não social. Portanto, não é traço da sociedade do meio em que se está inserido mas marca do próprio ser humano.  

O gênese é o pecado original. Se formos investigar o começo a etiologia, se quisermos nos valer de linguagem médica para denotar a origem de uma moléstia desta linha de pensamento, a raiz do pensamento mesmo, é a concepção do ser humano nascida de santo Agostinho e de sua vasta obra.  

Dentre elas destacam-se os Salmos que ele comentam, o Livre Arbítrio, Sermões para a Páscoa, a Cidade de Deus e sobretudo as Confissões. Pascal, Racine, la Fontaine todos franceses, como se vê foram influenciados por santo Agostinho. Pode-se dizer que foram jansenistas.  

Aliás, Blaise Pascal nos Pensamentos e nas Provinciais declara-se pertencente a esta corrente de pensamento.
 
O jansenismo facilitou meu entendimento da necessidade que nós temos de distinguir, sintetizar e de essencializar bem útil quando se busca através de identificação do ser a origem de uma corrente de pensamento.  

Essere, em latim, é ser. Essência, substantivo oriundo de essere, é portanto chegar ao âmago do ser. Sintetizar é técnica. Essencializar é pensamento. Em linguagem mais clara: síntese é mais adjetivo. Essência é mais substantivo.

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