Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

colunistas e blogs

Vicente Golfeto

Fascismo

Quando o autoritário vira mandão, o fascismo começa colocar a cabeça de fora.

| ACidadeON/Ribeirao

Quando o autoritário vira mandão, o fascismo começa colocar a cabeça de fora. É preciso, portanto, começar a tomar as devidas cautelas. Autor, como o termo diz, é aquele que faz. O sentido do verbo fazer, que vem do latim, é dado pelo verbo ago, de agir. É de onde nasce portanto e também o substantivo autor. É daí que dimanam as palavras autoria, autoridade e também autoritário. Que, aliás, é a caricatura da autoridade, exatamente o gen de onde surge o fascismo. É por isto que me valho sempre do genitivo e não do nominativo de qualquer termo latino. O genitivo é o útero de onde nascem muitas palavras.
Se o ressentimento é o forte combustível emocional do fascismo, é também e ao mesmo tempo a matéria-prima com que se faz inveja, sempre o mau hálito da alma. Hitler e Mussolini chegaram ao poder culpando os outros. Mas a literatura nos tinha mostrado como os fascistas são identificados. Samuel Beckett em Esperando Godot sintetizou o seguinte: "eis o homem jogando no sapato a culpa dos pés". Tudo começa, então, em não reconhecer mesmo a mais insignificante fração em determinados atos culposos. É sempre culpa dos outros. Portanto, eu anotei em obra clássica, quando ainda adolescente, o seguinte bordão: "não busque culpados. Encontre soluções" ainda, mas sobretudo se difíceis. Numa tribuna ou na mídia por conseguinte, as críticas são sempre bem vindas quando acompanhadas de soluções factíveis e exequíveis.
Para Isaiah Berlin um de meus ícones quando analiso o fascismo é um viés do romantismo. Que surgiu na Alemanha e foi plebeu em sua origem. Aliás, a mesma trilha seguida por Hannah Arendt.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários