Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Os melhores alunos nem sempre estão entre os melhores profissionais

Confira o texto do professor Vicente Golfeto

| ACidadeON/Ribeirao

 

 

 

 

Vicente Golfeto, colunista do ACidade ON (Foto: Mastrangelo Reino / Arquivo A Cidade)
Formação 

Fui professor durante mais de meio século. E pude constatar que os melhores alunos nem sempre estão entre os melhores profissionais. Vi, então, que as razões da escola geralmente não coincidem com as razões do mercado das profissões.  

Atualmente, noutra direção, sabe-se que, num futuro nem tão distante, será mais importante ter habilidade sócio-emocional do que ser o melhor matemático da turma porque não será possível uma pessoa ser melhor em cálculo do que um robô. Vem-me à mente, então, lembrança da síntese feita por Karl Marx: "os homens fazem sua própria história. Não como bem a entendem, não em circunstâncias por eles escolhidas, mas sob condições dadas e transmitidas pelo passado".
 

Demorei para entender o significado de algoritmo. Aliás, acho que continuo não entendendo. Mas eu arrisco formular um conceito, nunca uma definição. Um algoritmo é uma sequência de passos para resolver um problema ou seja, é um manual de instruções para lidar com um conjunto de dados. Mas, no caso, ainda entra fortemente a participação do profissional que, inclusive, terá que avocar pelo menos conhecimento para cruzar informações em parte localizadas no que se chama de bigdata.  

Vem à tona, cada vez mais, então, o que denominamos de economia criativa. São negócios baseados em capital intelectual cruzado muitas vezes com capital cultural e também assentado na criatividade que gera valor econômico. Vivemos, e viveremos cada vez mais, um admirável mundo novo sob metáfora de novo Renascimento. O primeiro foi sediado na Florença dos Médicis e também na Roma dos papas. O atual situa-se em Massachussets, estado norte americano.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Mais do ACidade ON