Aguarde...

ACidadeON

Voltar

colunistas e blogs

Vicente Golfeto

Quantidade e valor monetário das permutas de imóveis

Confira a análise no texto do professor Vicente Golfeto

| ACidadeON/Ribeirao

Vicente Golfeto, colunista do ACidade ON (Foto: Mastrangelo Reino / Arquivo A Cidade)
    Hoje vamos tratar de um assunto que, pelo que sei, há muitos anos e há muito tempo, os profissionais que atuam no mercado imobiliário, inclusive e principalmente os profissionais que trabalham como corretores de imóveis, gostariam de ter informações porque elas são valiosas para o exercício dessa atividade. Estamos falando da quantidade de permutas de imóveis realmente realizadas e registradas nos cartórios, 1° e 2° tabeliães da comarca de Ribeirão Preto, dos exercícios de 2012 e 2019, em ambos os casos abrangendo-se o período de janeiro a outubro. Além da quantidade de permutas formais, não tratamos do mercado informal, inclusive os conhecidos contratos de gaveta, porque o risco de existir uma informação errada é muito grande. Junto com a quantidade de permutas, pode se ver o valor monetário, somado, de todas as permutas havidas.
    Os quadros abaixo mostram que houve aumento na quantidade de permutas de 113 para 135, chegando a 19,46%. O aumento nominal do valor monetário, de 11,37%, foi bem menor do que a quantidade, o que nos permite a conclusão de que houve um valor real, descontada a inflação do período, menor ainda. É que, se no exercício de 2012 a soma de todas as permutas chegou a R$ 34.372.736,46, em 2019, no corrente exercício, esse total foi para R$ 38.281.899,42. 

.
    É postulado antigo de economia, a ciência do mercado, segundo o qual, não é possível se tomar uma decisão correta baseado em informação errada. Essas informações, ainda que não abrangendo a totalidade das permutas ocorridas em ambos exercícios considerados, e que fazem parte dos quadros mencionados acima, são corretas. O que permite a conclusão de que elas são informações preciosas para profissionais e para todos aqueles que estejam interessados em permutar imóveis com outros agentes do mesmo mercado imobiliário.