Aguarde...

ACidadeON

Voltar

colunistas e blogs

Vicente Golfeto

Veículos emplacados nos municípios da região metropolitana-I

Confira a análise no texto do professor Vicente Golfeto

| ACidadeON/Ribeirao

Vicente Golfeto, colunista do ACidade ON (Foto: Mastrangelo Reino / Arquivo A Cidade)
    No final da década dos anos setentas do século passado, o Instituto de Economia da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto realizou pesquisa sobre a quantidade de veículos estacionados nas ruas da região central, região esta situada entre as quatro avenidas. São elas a Jerônimo Gonçalves, a Francisco Junqueira, a Nove de Julho e a Independência. Além dessas artérias, foram pesquisadas ruas próximas a hospitais, público e privados, e universidades e faculdades, também públicas e particulares. Esses veículos eram distribuídos entre dois grupos. Um grupo abrangia as unidades com chapa de Ribeirão Preto. O outro com chapas de municípios de fora, isto é, de outras cidades. No cômputo geral, em média, setenta e nove veículos eram de Ribeirão Preto, enquanto vinte e um eram de outras cidades, muitas delas também de outros estados.
    Depois, nos dois primeiros anos de funcionamento do Ribeirão-Shopping, mais especificamente após a existência de sua loja-âncora, o Carrefour, a proporção de veículos de fora em relação aos de Ribeirão Preto passou de 21% para 27%. Mais recentemente, sobretudo após o surgimento de outros centros de venda, a proporção acima chegou a aumentar e atingir a marca, em média e conforme o mês, de 32% de veículos de outras cidades e de outros estados. Foi por isso que, para iniciar nova análise a partir de outro ângulo de observação, separamos, hoje, com números da Fenabrave, Federação Nacional de Veículos Automotores, o total de veículos vendidos e emplacados, no arco do tempo de 2015 a 2019, relativos aos outros 33 municípios que, com Ribeirão Preto, formam a região metropolitana que leva o nome próprio de nossa cidade.
    É bom lembrarmos de que, no dia 12 de janeiro último, com texto publicado no DOC ON, fizemos presentes os números, de 2009 a 2019, relativos a Ribeirão Preto apenas. Hoje, começamos publicar o total de veículos vendidos e emplacados em cada um dos outros 33 municípios que, com Ribeirão Preto, perfazem o total de municípios que compõem a nossa região metropolitana. Durante três dias, sempre no blog publicado às segundas-feiras e às quintas-feiras, por ordem alfabética serão divulgados números relativos a dezoito municípios. Somados a estes, durante os outros três dias seguintes, serão publicados números dos outros quinze municípios.