Aguarde...

colunistas e blogs

Vicente Golfeto

Exportações de mercadorias crescem 53,25%

Confira a análise no texto do professor Vicente Golfeto

| ACidadeON/Ribeirao

Vicente Golfeto, colunista do ACidade ON (Foto: Mastrangelo Reino / Arquivo A Cidade)
    No arco do tempo, com foco nos 34 municípios da região metropolitana de Ribeirão Preto, analisaremos neste texto as exportações de mercadorias nos exercícios econômicos de 2012 a 2020, no período de janeiro a maio, números que fazem parte do quadro abaixo. 

.
    A análise mencionada traz à superfície algumas importantes realidades, as principais das quais, em nosso entendimento, são as seguintes: 1- Sertãozinho mantém-se em primeiro lugar no ranking, apresentando um crescimento, em moeda constante, de 148,66%, muito acima da expansão total dos 34 municípios. Esta expansão, como se pode ver, chegou a 54,25%; 2- os municípios que apresentaram maior percentual de crescimento em termos relativos foram Guariba e Serrana. Importam estes números, desde que eles indiquem uma sequência rumo ao futuro. Mas este tempo exige paciência de parte dos analistas para confirmarmos ou não a tendência. Sempre é bom lembrar que economia é ciência de tendências; 3- além de cair do terceiro para o quarto lugar, Ribeirão Preto apresentou uma redução não desprezível de 24,15% do total em moedas de mercadorias exportadas no cotejo que se faz entre os primeiros cinco meses de 2012 com os primeiros cinco meses de 2020.
    
No próximo blog, neste mesmo espaço, analisaremos o total de mercadorias importadas no que toca aos mesmos municípios da região metropolitana de Ribeirão Preto.