Aguarde...

Total de receitas correntes

Confira a análise no texto do professor Vicente Golfeto

| ACidadeON/Ribeirao

Vicente Golfeto, colunista do ACidade ON (Foto: Mastrangelo Reino / Arquivo A Cidade)
    No blog do dia 14 de setembro, neste mesmo espaço, publicamos e analisamos números da receita realizada de imposto sobre serviço de qualquer natureza no período de 2012 a 2020, ano a ano, de janeiro a julho de cada exercício financeiro. Hoje, tratamos do total das receitas correntes, no mesmo período de janeiro a julho e nos mesmos exercícios financeiros.
    Como no quadro anterior, focalizaremos também o biênio 2019 e 2020, para compararmos os efeitos da crise econômico-financeira agravada com a pandemia de coronavírus nas finanças da prefeitura municipal de Ribeirão Preto.  


    Se a pandemia gerou, na receita do ISSQN, uma redução nominal de 8,71%, no que toca ao total das receitas correntes, houve até aumento nominal, mas não real, porque houve de fato redução de receita, de 1,32%. É claro que, se como disse Guimarães Rosa "Deus está nos detalhes", para nós aprofundarmos a análise, é necessário que façamos um estudo a respeito do comportamento de item por item do elenco de rubricas que formam o total das referidas receitas correntes. Para tanto, convidamos e sugerimos aos prezados leitores que, se interessados, se debrucem sobre o que estamos fazendo vir à tona.