Aguarde...

colunistas e blogs

Vicente Golfeto

Estimativa de crescimento da população dos municípios da região metropolitana

Confira a análise no texto do professor Vicente Golfeto

| ACidadeON/Ribeirao

Vicente Golfeto, colunista do ACidade ON (Foto: Mastrangelo Reino / Arquivo A Cidade)
    Tem-nos causado forte curiosidade o fato de não poucas cidades com grande ativo demográfico, inclusive megalópoles como a capital do estado de São Paulo, como veremos numa das próximas edições neste mesmo espaço, apresentarem menor crescimento populacional do que não poucas pequenas cidades, estas no entanto, com ativo demográfico até modesto.
    O quadro abaixo, por exemplo, mostra Ribeirão Preto, um dos trinta e quatro municípios que formam a região metropolitana, em oitavo lugar no ranking. Atrás de Luís Antônio, Serra Azul, Pontal, Pradópolis, Dumont, Brodowski e Jardinópolis em termos de crescimento populacional relativo, Ribeirão Preto manteve-se, de 2012 a 2020, no mesmo período considerado, em primeiro lugar dentre todos os vinte e um municípios mais populosos do estado de São Paulo.
.
    Esta realidade que estamos comentando será comprovada em próximas edições impondo-nos a busca de explicações que justifiquem o fato.
    A maior ou menor migração de pessoas, emigração e imigração, como se percebe, também tem razões e motivos que desconhecemos tanto em amplitude como em profundidade. É por isto que continuamos pesquisando.