Aguarde...

População das regiões metropolitanas: São José dos Campos e Ribeirão Preto V

Confira a análise no texto do professor Vicente Golfeto

| ACidadeON/Ribeirao

Vicente Golfeto, colunista do ACidade ON (Foto: Mastrangelo Reino / Arquivo A Cidade)
 

    A região metropolitana de São José dos Campos é a terceira região metropolitana que tem maior ativo demográfico superada apenas pelas regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas. A de São Paulo tem população de 21.893.842 enquanto a de Campinas tem 3.304.338 habitantes.
    A região metropolitana de São Paulo, a de menor crescimento populacional relativo, e a de Campinas, exatamente a de maior crescimento populacional relativo, são aquelas que apresentam a cidade de São Paulo em 36° lugar dentre os trinta e nove municípios que compõem aquela região metropolitana, enquanto a cidade de Campinas é a penúltima, exatamente o 19° município, à frente apenas de Santa Bárbara d'Oeste, o último dos vinte municípios que compõem aquela região metropolitana.
    Com trinta e nove municípios contra trinta e quatro da região metropolitana de Ribeirão Preto, a taxa de crescimento demográfico de São José dos Campos foi de 49,40%, bem próxima da taxa de 48,70% que marcou a expansão demográfica da região metropolitana de Ribeirão Preto. 

.
    Este equilíbrio é notado também no crescimento demográfico de São José dos Campos, singularmente considerado como município, de 55,70%, e o de Ribeirão Preto, com 57,94%, ligeiramente acima. Por isto, já há projeções que indicam que Sorocaba pode e deve passar, em termos de população, o município de Ribeirão Preto.     Mas este, por seu lado, também deve passar São José dos Campos, em termos de ativo demográfico, dentro de alguns anos.Este equilíbrio é notado também no crescimento demográfico de São José dos Campos, singularmente considerado como município, de 55,70%, e o de Ribeirão Preto, com 57,94%, ligeiramente acima.     Por isto, já há projeções que indicam que Sorocaba pode e deve passar, em termos de população, o município de Ribeirão Preto. Mas este, por seu lado, também deve passar São José dos Campos, em termos de ativo demográfico, dentro de alguns anos.