Publicidade

Conteúdo de Marca

Tendências para o mercado imobiliário na realidade pós-covid

Conferência online realizada pela Bild e Vitta no Silicon Valley Web Conference apresentou aspectos do mercado imobiliário com os impactos oriundos da pandemia

|

Em uma das palestras do Silicon Valley Web Conference, Florian Hagenbuch, fundador da Loft falou da realidade do mercado imobiliário pós Covid-19.
Incerteza sobre a duração da pandemia, dúvidas a respeito do próprio emprego ou até mesmo a perda de renda. Em um mundo impactado pela chegada de um novo e avassalador vírus são incontáveis os fatores que estão impactando negócios no mundo todo.

Para trazer luz a esse assunto, a Bild e Vitta, dentro da programação do Palco Construtech do Silicon Valley Web Conference, realizou um webinar com o tema "Como o Vale do Silício está ajudando a remodelar os negócios imobiliários para a era Pós-Covid".  

Na videoconferência, Florian Hagenbuch, fundador da Loft - marketplace imobiliário que está reinventando o modo como as pessoas compram e vendem imóveis - falou sobre a realidade do mercado imobiliário após a chegada da Covid-19.

Segundo o executivo, a pandemia de Covid-19, embora tenha causado retrações, não alterou tão drasticamente o mercado imobiliário como se previa inicialmente. Enquanto outros países foram impactados com uma queda de até 90% nos negócios imobiliários, com base na atividade da Loft, o impacto negativo por aqui ficou em cerca de 50% entre os meses de março e abril. Em junho, diz ele, o patamar pré-pandemia já havia sido retomado.  

"A pandemia fez com que todo mundo se retraísse muito. Essa retomada, comparada a outros setores, foi mais rápida (...) num grande contexto não dá para reclamar", afirmou.

A guinada do setor imobiliário toma fôlego nos sinais de recuperação da economia brasileira (incluindo a queda nas taxas de juros, que ele cita ter sido impulsionada também pela pandemia).  

"Num curto prazo, a pandemia foi bem desafiadora para construtoras e muitos outros setores que foram afetados negativamente, mas temos que observar que a retomada tem sido um pouco mais rápida [para os negócios imobiliários]", disse Florian, completando mais adiante que a demanda por habitação "já é forte". 

COMPORTAMENTO

Nunca se viveu tanto a casa como nesse período de isolamento social e, para Florian, o trabalho remoto imposto pela pandemia está impactando diretamente o setor. "A pandemia nos confrontou de maneira muito intensa com o espaço que a gente ocupa (...), nossa residência, nosso lar, a principal mudança foi essa."  

A nova realidade imposta, afirma ele, "trouxe uma série de desafios, mas também uma série de oportunidades para o mercado imobiliário".

Entre as transformações decorrentes, o executivo cita o advento da popularização do home office em larga escala e a imposição sanitária de se permanecer em casa por longos períodos.  

"As pessoas vêm refletindo melhor sobre onde elas estão morando e se readequando a isso. A gente vê bastante demanda por mudança, principalmente na forma de apartamentos maiores. Aí, introduzindo também a questão do home office e a possibilidade do trabalho mais remoto, abrem-se novas possibilidades para as pessoas consumirem um produto [habitacional]", afirmou o fundador da Loft.

Ele menciona, entretanto, que a opção por morar em locais mais distantes dos centros urbanos na era pós-covid atinge faixas etárias e estilos de vida específicos, posto que pesam fatores inerentes às facilidades e à acessibilidade, por exemplo, a educação e a equipamentos de saúde.  

A BILD e VITTA E O SILICON VALLEY WEB CONFERENCE

O Silicon Valley Web Conference, evento audacioso co-realizado pela Bild e Vitta --grupo empresarial formado pela Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial-- junto com a StartSe, acontece durante este mês de outubro e está disponível para participação aberta e gratuita a todos.  

A programação completa pode ser conferida no link abaixo. Os conteúdos que já foram apresentados ficam arquivados e podem ser acessados 48 horas após o seu término.

O evento segue até o próximo dia 30 e as inscrições podem ser feitas no site oficial: https://www.startse.com/svwc/svwc-bildvitta . Todas as palestras contam com tradução simultânea.



Mais notícias


Publicidade