Aguarde...

Especial Publicitário

Unimed Ribeirão Preto apresenta balanço de 2 meses de enfrentamento da COVID-19

Operadora, com mais de 177,5 mil clientes, destaca os resultados obtidos e as medidas adotadas para a assistência e cuidados com a segurança

ACidade ON - Ribeirão Preto

A operadora estruturou uma unidade dedicada ao atendimento de sintomas de coronavírus, garantindo a segurança de seus pacientes e profissionais. Crédito: Rafael Fernandes.
A Unimed Ribeirão Preto completou no último dia 20 de maio os primeiros sessenta dias de enfrentamento da pandemia causada pelo novo Coronavírus. Um dos pilares fundamentais da governança de uma instituição sólida e sustentável é a transparência. É dentro deste contexto que a operadora vem a público comunicar aos usuários, associados e colaboradores da cooperativa e a toda comunidade as medidas adotadas e os resultados obtidos no enfrentamento da pandemia.  

Somente em Ribeirão Preto, a operadora de saúde atende a um universo de 147.500 clientes diretos e outros 30 mil vindos do sistema Cooperativo UNIMED que, mensalmente, fazem seus tratamentos de saúde com a Unimed Ribeirão Preto. São números que conferem à instituição o tamanho de uma cidade. Ou seja, se por analogia a operadora fosse comparada a um município, ela seria maior que 97% dos municípios brasileiros conforme os dados do IBGE.  

Neste período que afetou a vida de todos os brasileiros, as rotinas da instituição foram profundamente alteradas face à nova realidade trazida pela pandemia. Para o enfrentamento desse cenário desafiador, o trabalho da Unimed Ribeirão Preto foi alicerçado sobre quatro grandes diretrizes:  

1 - Segurança dos médicos, colaboradores e equipes de saúde; 

2 - Segurança e assistência de qualidade de clientes;  

3 - Ampliação de estruturas e oferta de novos serviços;  

4 - Cuidado com a comunidade em geral.  

Cuidando de quem cuida  

Com responsabilidade e sensibilidade, o programa institucional Cuidando de quem Cuida ganhou ainda mais força, com ações de apoio educacional, assistencial e psicológico para todo o time da cooperativa. A iniciativa tem como objetivo zelar pela saúde física e emocional dos profissionais da Unimed Ribeirão Preto, responsáveis por cuidar da saúde dos clientes.  

Inúmeras reuniões científicas com os infectologistas e todo corpo clínico foram realizadas, objetivando a troca de experiências e constante revisão dos protocolos clínicos, os quais incorporam as melhores práticas clínicas implementadas nos mais importantes centros de medicina do mundo. 

Treinamentos especializados reforçaram todas as medidas de proteção individual e o correto uso de novos equipamentos para minimizar os riscos de contágio.  

"Tivemos excelentes resultados com as políticas de segurança instituídas e um baixo número de afastamentos do trabalho, sem a presença de casos complexos entre nossos profissionais", destaca Julio Cesar Paim, Diretor Geral e CEO da Unimed Ribeirão Preto.

Foi realizada uma ampla campanha de cobertura vacinal, imunizando todos os profissionais da operadora contra a gripe (Influenza), vírus que também circula nesta época do ano. Ainda foi estabelecida a licença remunerada ou trabalho em regime de Home Office para todos os profissionais com 60 anos de idade ou mais, bem como para as gestantes e colaboradores em algum tratamento de doença imunológica.  

Ampliação de estrutura e oferta de serviços

No mês de março, no início da pandemia, em menos de uma semana, a Unimed Ribeirão Preto colocou em funcionamento uma nova Unidade na Avenida 9 de Julho nº 222, integralmente dedicada ao atendimento de clientes suspeitos de Coronavírus, além da moderna estrutura do Pronto Socorro do Hospital Unimed, que ganhou uma ala exclusiva e com isolamento total para os casos de Covid-19. As iniciativas evitaram qualquer prejuízo aos clientes que precisaram do serviço de urgência e emergência médica para outras doenças, sempre disponíveis com segurança e os melhores cuidados de saúde.  

Localizada na avenida Nove de Julho, nº 222, o Centro de Atendimento Coronavírus 24 Horas foi estruturada em menos de uma semana para o atendimento de sintomas da Covid-19. Crédito: Ronaldo Paskakulis.
O atendimento médico infantil também ganhou uma nova unidade de apoio Pediátrico, localizada ao lado do Unimed 24 horas junto ao hospital São Paulo, para onde foram triadas as crianças com sintomas relacionados ao Coronavírus.  

Foi ampliada em 70% a capacidade de leitos de UTI no Hospital Unimed para o enfrentamento da pandemia. Além da ampliação e da adequação dos serviços presenciais, promovidas imediatamente no início da pandemia, a operadora colocou no ar dois novos serviços de atendimento à distância, sendo um por central telefônica para esclarecimento de dúvidas e orientações de saúde; o Lig Med 0800 183 565; e um segundo canal via internet, com uma moderna plataforma de atendimento médico com Teleconsulta Médica para nossos clientes com sintomas de Covid-19
 
O Hospital Unimed Ribeirão Preto ampliou a capacidade de sua UTI em 70%, com isolamento de áreas para os pacientes com a Covid-19. Crédito: Rafael Fernandes.
Para os pacientes portadores de doenças crônicas, cadastrados no programa de cuidados Viver Bem foi ampliado o monitoramento através das equipes multidisciplinares, assegurando assim a continuidade de seus tratamentos e orientações importantes em central 0800, operando 24 horas por dia, todos os dias da semana.  

Balanço dos dois primeiros meses de atendimento  

Especialmente em relação aos atendimentos de Covid-19, contabilizados nestes primeiros 60 dias, apenas nas duas unidades de pronto socorro próprias, a Unimed Ribeirão Preto registrou os seguintes números:
  
- 12.133 atendimentos de urgência em geral
- 2.679 pacientes tiveram suspeita de Coronavírus (sintomas gripais ou respiratórios)
- 845 testes laboratoriais e de imagem para diagnóstico realizados
- 140 foi o número de pacientes confirmados com a Covid-19 e tratados em regime hospitalar
- 37 internações em enfermaria, com um óbito (paciente de 88 anos e várias comorbidades)
- 43 internações em UTI, incluindo casos muito graves (apenas na UTI do Hospital Unimed)
- Dos 43 pacientes que passaram pela UTI, 41 tiveram alta para casa
- A permanência em UTI para casos graves é superior a 16 dias, sempre com intubação (com caso > 40 dias)
- 7 pacientes continuam internados nesta data  

Nota: dados relativos ao período de 20/3/2020 a 20/05/2020. 

De acordo com o Presidente do Conselho de Administração da Unimed Ribeirão Preto, Gustavo Ribeiro de Oliveira, as medidas adotadas e os resultados obtidos revelam o empenho e investimento da Unimed para cuidar e acolher seus clientes e também cuidar de quem cuida, seus colaboradores e médicos cooperados.  

"A dedicação e a competência de nossos médicos e demais profissionais de saúde, associadas à qualidade, à tecnologia e aos protocolos clínicos de uma unidade totalmente isolada nos possibilita, neste período, registrar que nenhum dos pacientes tratados na UTI do Hospital Unimed com Covid-19 evolui para óbito", ressalta Oliveira. 

A unidade foi preparada para oferecer segurança a todos os pacientes, com uma área totalmente isolada para o atendimento de casos de COVID-19, que conta com a dedicação e a competência de equipe médica e assistencial de excelência somadas à tecnologia e a protocolos clínicos de ponta. Crédito: Rafael Fernandes.
Cuidados com a comunidade  

No campo social, a Unimed Ribeirão Preto contribuiu para o Fundo Social de Solidariedade do município com alimentos e produtos de limpeza para 100 famílias carentes. No mês de maio, foi lançado o Projeto Consulta Solidária, que levará atendimento de telemedicina gratuito para cidadãos que não possuem plano de saúde e que estejam com sintomas de Coronavírus, necessitando de atendimento médico e orientações de saúde, mais informações em www.unimedribeirao.com.br/consultasolidaria .

Como consequência desta gravíssima crise de saúde e os reflexos econômicos trazidos pela pandemia, a operadora também se mostrou atenta aos impactos sofridos pelas famílias em seus orçamentos e aos pequenos negócios. Por isso, promoveu a suspenção de todos os reajustes financeiros que incidiriam sobre os contratos com aniversário nos meses de maio, junho e julho de 2020. Medida que se aplicará aos contratos firmados na modalidade Familiar (Pessoas Físicas) e àqueles com pequenas empresas (assim definidas aquelas que possuem até trinta beneficiários no plano de saúde).  

São investimentos e esforços dedicados para cumprir a missão de oferecer assistência médica de qualidade, com ética e respeito aos milhares de clientes que confiam na Unimed Ribeirão Preto.  

Prevenção e cautela  

A Unimed Ribeirão Preto destaca que, mesmo com todos os investimentos e esforços dedicados para cumprir a missão de oferecer assistência médica de qualidade, com ética e respeito aos milhares de clientes que confiam na operadora, as medidas de prevenção da doença devem continuar implacáveis e ostensivas. É fundamental a não aglomeração de pessoas, a higienização constante das mãos e a proteção de nariz e boca com o uso de máscaras.   

Não é possível determinar ainda quanto tempo a pandemia pode durar e quando uma vacina de sucesso contra a doença será desenvolvida ou mesmo uma nova medicação que cure a infecção. Por isso, as palavras de ordem são prevenção e cautela.  

Em conjunto, médicos, colaboradores, gestores, dirigentes e conselheiros da Unimed Ribeirão Preto seguem buscando o melhor, trabalhando diuturnamente para superar este difícil momento que ameaça vidas, empregos, renda e famílias.

 



Mais do ACidade ON