Quando o assunto é o mosquito Aedes, você sabe onde está o perigo? Em Ribeirão Preto, ele mora embaixo do nosso teto. Isso mesmo. De acordo com dados disponibilizados pela Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, 80% dos criadouros estão em ambientes domésticos, pois o mosquito tem hábitos intradomiciliares.
Tal informação só reafirma a importância que cada cidadão tem no combate contínuo em casa, no ambiente profissional ou em outros espaços compartilhados: a repetição das ações preventivas semanalmente é fundamental porque o ciclo de vida do Aedes aegypti se completa entre sete e dez dias.
Além de eliminar a água parada, é primordial esfregar com bucha ou escovão e sabão qualquer recipiente que possa servir como potencial criadouro, já que os ovos do mosquito sobrevivem até 450 dias sem água. E, no verão, o cuidado precisa ser redobrado, pois a estação é marcada pela intensificação das chuvas e pelo aumento das temperaturas, condições que facilitam a eclosão dos ovos.
Perigo multiplicado, cuidado reforçado
O Aedes aegypti é um mosquito que vive, em média, quatro semanas e transmite quatro graves doenças: chikungunya, dengue, zika vírus e febre amarela.
Confira como você pode proteger seu lar ou local de trabalho:
- Mantenha garrafas e recipientes virados com a boca para baixo ou tampados;
- Cubra os pneus com lonas bem esticadas ou guarde-os em locais cobertos;
- Se o ralo não for de abrir e fechar, coloque uma tela fina ou uma “tampa ralo” para impedir o acesso do mosquito;
- Limpe a piscina utilizando os produtos químicos apropriados (com cloro);
- Coloque areia dentro dos cacos que possam acumular água;
- Lave as bandejas dor ar condicionado, purificador de água e geladeira uma vez por semana, usando sempre bucha e sabão e, em seguida, coloque detergente.
Saiba mais acessando o site: rpcontraomosquito.com.br