Mesmo com promessas sobre datas para retomada das aulas presenciais na rede municipal de Ribeirão Preto, mais de 47 mil estudantes iniciam os estudos no segundo semestre de forma remota, a partir desta terça-feira (3).
As aulas presenciais na rede municipal de Ribeirão Preto estão suspensas desde março de 2020, com o início da pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Ribeirão Preto publica diretrizes para aulas remotas no 2º semestre
Em julho, o secretário da Educação Felipe Miguel chegou a anunciar a data para volta às aulas presenciais, mas um acordo da própria secretaria com o sindicato dos Servidores, determina que o retorno ocorra somente após a vacinação completa, com duas doses, dos profissionais da educação.
Segundo a Prefeitura de Ribeirão Preto, a rede municipal conta com 5 mil profissionais, entre professores, cozinheiros, monitores, porteiros, auxiliares, administrativos e afirma que todos já foram imunizados, pelo menos, com a primeira dose.
Entre eles, 3,5 mil pessoas já receberam as duas doses da vacina contra covid-19 ou foram imunizados com a vacina da Janssen, de dose única.
Os profissionais que foram vacinados com as vacinas Pfizer nos dias 22 e 23 de junho precisam aguardar três meses para completar a imunização, o que ocorre apenas no final de setembro.
Vistoria
Além da vacinação integral dos profissionais que atuam na educação, o acordo entre a secretaria da Educação e o sindicato prevê a disponibilização de equipamentos de proteção e a vistoria da estruturar escolar, por parte de médicos infectologistas.
Além esta segunda-feira (2), 50, das 130 escolas da rede municipal já foram vistoriadas pelos médicos. Segundo a secretaria da Educação, todas as unidades de Ensino Fundamental já foram avaliadas e, agora, as vistorias acontecem nas unidades de Educação Infantil.
Outras redes
Já nas redes estadual e privada de ensino, as aulas presenciais com até 100% dos alunos nas escolas foram retomadas nesta segunda-feira.
Cada unidade de ensino é responsável por determinar a quantidade de estudantes nas salas de aula, desde que seja obedecido o distanciamento de 1 metro entre cada pessoa.
Na soma das três redes de ensino, 9.951 profissionais da educação foram vacinados na cidade.