A cidade de Batatais, a 50 quilômetros de Ribeirão Preto, decretou o lockdown a partir do sábado, 15 de maio. Segundo decreto do prefeito Juninho Gaspar, a venda e a compra de bebidas alcoólicas ficam proibidas durante o lockdown.
O fechamento total vai até o dia 31 de maio. Segundo o decreto (clique aqui e veja o documento na íntegra), só farmácias, distribuidores de gás e unidades de saúde vão poder abrir no período.
Já os supermercados e similares poderão funcionar até na segunda-feira (17). A medida é para tentar conter possíveis aglomerações. A partir de terça-feira (18), esses estabelecimentos só poderão funcionar no sistema de delivery.
As aulas presenciais nas redes pública e privada também estão suspensas. Nas agências bancárias só vão poder funcionar os caixas eletrônicos.
A medida é adotada em meio ao agravamento da pandemia na cidade, com a superlotação do Hospital Santa Casa, referência no atendimento aos pacientes com a covid-19. (clique aqui)
Descumprimento
A Prefeitura explica que quem descumprir as regras impostas pela decreto, estará sujeito a responsabilizações civil, administrativa e penal, podendo até responder por crimes contra a saúde pública e contra a administração pública.
Aos pedestres que não obedecerem o toque de recolher – sem justificativa plausível – também poderão ser aplicadas multa de até um salário mínimo.