A empresária Luiza Helena Trajano, fundadora da rede Magazine Luiza, fez um vídeo para pedir que população de Franca tenha mais consciência em relação a gravidade da pandemia.
O vídeo foi compartilhado nas redes sociais da Prefeitura da cidade, nesta sexta-feira, 21 de maio.
Natural de Franca, Trajano é considerada uma das empresárias mais influentes do Brasil e referência entre os francanos.
“Esse vírus é muito grave, a gente ainda não tem vacina para toda a população, mas vamos chegar lá. Enquanto isso não saí, o vírus está muito sério, os hospitais estão voltando a lotar ; Então eu peço para vocês, vamos usar máscara, não vamos nos aglomerar em local fechado”, disse Trajano.
Relato de pacientes
A Secretaria de Saúde de Franca também gravou depoimentos nesta quinta-feira, 20 de maio, de alguns pacientes que estão internados no Pronto Socorro Álvaro Azzuz, o Polo Covid da cidade de Franca, à espera de leitos nos hospitais.
“Vocês ficam aí brincando com a vida, você estão é caçando a morte. Eu já vi três amigos meus indo embora ontem – mas não para a casa, para o cemitério”, disse o paciente Adiel Pereira Lopes.
A paciente Valquíria dos Santos também relatou dias difíceis. Do Álvaro de Azzuz, soube da morte da sogra.
“A minha família inteira pegou. Ontem minha sogra faleceu por conta desse covid-19. Que as pessoas tenham consciência e responsabilidade”, enfatiza Valquíria.
Situação de Franca
De acordo com a Secretaria da Saúde de Franca, nesta sexta-feira (21), ao menos cinquenta pacientes estão internados no pronto Socorro Álvaro Azzuz, aguardando na fila de espera por um leito em hospital.
Na UPA da cidade, são cinco pacientes.
Ainda segundo a pasta, as vagas nos leitos de UTIs dos hospitais públicos da cidade, estão esgotadas.
Na rede particular, restavam apenas 4 vagas na manhã desta sexta-feira.
Franca registra até o momento 27 mil e 915 casos de covid-19 e 574 mortes por complicações da doença. (Com EPTV)