Um projeto do Instituto Butantan com a Secretaria Municipal da Saúde de Batatais vai permitir uma testagem em massa da população do município na região metropolitana de Ribeirão Preto, com o monitoramento dos casos positivos por meio de inteligência artificial.
A cidade está sob lockdown de 17 dias (até 31 de maio) contra o avanço da covid-19.
Pelo projeto, chamado de Isolamento Inteligente, os moradores de residências previamente sorteadas para o estudo serão testados entre este sábado (29) e domingo (30).
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO
O monitoramento deverá ser feito por meio de inteligência artificial. O morador poderá baixar um aplicativo no celular e conhecer o resultado de seu teste, por exemplo.
A secretária municipal da Saúde, Bruna Toneti, disse que o rastreamento dos contatos poderá ajudar no isolamentos dos casos positivos e evitar que o vírus circule pela cidade.
“A testagem é uma estratégia muito importante, que associada ao rastreamento de contatos, pode otimizar o isolamento correto das pessoas que testaram positivo para a doença, de modo que o vírus não circule na cidade. A ideia é democratizar o acesso a saúde e gerar impactos positivos no combate à pandemia em Batatais.”, afirmou a secretária.
Batatais constatou que a variante P1, mais agressiva e transmissível, é predominante no município.
A rede de saúde está em colapso, com 100% de ocupação em UTI e enfermaria na Ala Covid, de acordo com dados desta quinta-feira (27).
O município tem 5.617 casos confirmados da doença e registrou 127 mortes desde o início da pandemia.