O Comitê de Contingência da Covid-19, ligado ao Governo de São Paulo, voltou a recomendar o uso de máscaras em locais fechados, por conta da tendência de aumento dos casos nas últimas semanas em todo o estado. A equipe, no entanto, reforçou que a recomendação tem ‘caráter não obrigatório’.
O assunto foi discutido em uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (31), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, entre o governador Rodrigo Garcia (PSDB) e especialistas do Comitê. O fim da obrigatoriedade do uso das máscaras em locais fechados foi decretado em 17 de março pelo então governador João Doria, devido a melhora dos indicadores da pandemia.
“A Secretaria da Ciência Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, através do Comitê de Contingência da Covid-19 recomendou o retorno do uso de máscaras em estabelecimento fechados sem caráter obrigatório, não modificando a legislação vigente em São Paulo, da utilização apenas em ambientes hospitalares e no transporte coletivo. Apesar do cenário favorável com relação aos três primeiros meses do ano, o Comitê tem verificado um crescimento no número de casos e hospitalizações, sem crescimento de óbitos proporcional, graças à ampla cobertura vacinal do estado de São Paulo, referência e líder mundial em vacinação”, diz a nota do Governo.
Terceira dose para adolescentes
Com aumento dos casos, o Ministério da Saúde ampliou a recomendação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 para adolescentes entre 12 e 17 anos. A dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a segunda injeção, preferencialmente com a vacina da Pfizer, independentemente da que foi aplicada anteriormente.
A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas. Tanto o imunizante da Pfizer quanto a Coronavac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. No caso dos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada.
Em Ribeirão Preto, a vacinação dessa faixa etária com a terceira dose já foi iniciada nesta segunda-feira (30), nos 37 postos de vacinação de Ribeirão Preto [clique aqui e veja os endereços]. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o imunizante será aplicado sem prévio agendamento.