O aumento dos casos graves de Covid-19 fez disparar a demanda por leitos de UTIs no Hospital Santa Casa de Batatais, que há vários dias está trabalhando com 100% da capacidade.
Em um desabafo nas redes sociais, o responsável técnico da unidade, o médico Marcos Barbosa da Silva, afirma que a situação é dramática.
“Faz 16 anos que eu estou aqui na cidade e nunca vi o hospital com 100% da capacidade. É uma questão de tempo para termos mortes de alguém esperando vagas em UTI.É como enxugar gelo. A gente da alta para o paciente ou o paciente vai a óbito, já tem três, quatro, cinco, pacientes para entrar”, disse o Marcos.
De acordo com o médico, nesta segunda-feira, 10 de maio, a Santa Casa de Batatais opera com 110% da capacidade. Na UPA da cidade, o atendimento também está sobrecarregado, com pacientes, inclusive intubados.
“É muito sofrido a gente tentar levar medicina a todos que precisam; você sabe o que fazer, mas não pode porque não tem espaço, porque não tem recursos humanos para fazer mais. Tem famílias internadas, jovens de 30 a 40 anos, em pleno auge da vida, com filhos pequenos”, lamenta.
Risco para outras doenças
A alta demanda por leitos de UTIs, em razão da pandemia, também coloca em risco outros atendimentos que necessitam de internação. O médico explica que pacientes que chegam no hospital com AVC (Acidente Vascular Cerebral), por exemplo, estão sendo tratados na sala de emergência.
“Eu faço um apelo paras as pessoas não se aglomerarem. Faz mais de 1 ano que não vejo meu pai, meu irmão. Em 20 anos de medicina, nunca passei por isso”, conclui o médico.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, Batatais, registra 4.414 casos de Covid-19 e 96 pessoas morreram por complicações da doença.
Procurada, a secretaria estadual da Saúde, ainda não se manifestou. (Com EPTV)