A onda da variante Ômicron em Ribeirão Preto provocou um grande aumento no percentual de mortes de pessoas com mais de 80 anos. A situação tem ligação com a ideia do Governo de São Paulo, de aplicar mais uma dose de reforço na população com mais de 60 anos.
Segundo o boletim epidemiológico, divulgado pela Prefeitura de Ribeirão Preto nesta quarta-feira (16), a mortes de pessoas com mais de 80 representam 52,4% dos óbitos de 2022. No ano passado inteiro, o percentual ficou em 21%.
Nesse ano, nas contas da Prefeitura, 166 pessoas morreram de covid-19 em Ribeirão Preto – 87 tinham 80 anos ou mais. No ano passado inteiro, 1989 pessoas morreram com o coronavírus em Ribeirão – 417 tinham mais de 80 anos.
Por conta deste cenário, que se repete em todo o Estado, o Governo de São Paulo deve aplicar mais uma dose da vacina contra a covid-19 nas pessoas com mais de 60 anos. Segundo João Gabbardo, coordenador-executivo do Comitê Científico Covid-19, esse novo ciclo vacinal deve começar no dia 4 de abril. A marca do imunizante que será usado ainda não foi definido. (saiba mais clicando aqui)
****Um óbito foi removido porque a residência do paciente não era Ribeirão Preto