A Prefeitura de Ribeirão Preto informou nesta quarta-feira (6) que não descarta a possibilidade de exigir o comprovante de vacinação contra o novo coronavírus (covid-19) para permitir a entrada do público em eventos específicos.
LEIA MAIS – Veja quando serão liberados os eventos com público em pé
No entanto, a administração municipal informou que ainda não existe uma regra geral para aplicação da norma. Em agosto, a secretaria da Saúde havia afastado a possibilidade de adoção do chamado “passaporte” da vacina, pois ainda não havia sido alcançada a meta de imunização na cidade.
Medida parecida foi adotada por cidades como São Paulo e o Rio de Janeiro, que desde o início de setembro é exigido o comprovante para frequentadores de congressos, feiras, academias, cinemas, pontos turísticos e espaços de uso coletivo.
Flexibilização
Na última semana, a Prefeitura de Ribeirão Preto publicou decreto flexibilizando a realização de eventos com público em áreas ao ar livre.
Segundo o decreto 220/2021, podem ser realizadas, de forma excepcional, as atividades ao ar livre de caráter cultural, artístico, beneficente ou esportivas, desde que seja apresentado o plano de trabalho para análise da Fiscalização Geral, que deve autorizar o evento. Porém, não cita a necessidade de vacinação.
Situação dos shows
Nesta quarta, o Governo de São Paulo informou que, a partir de 1º de novembro, poderão ser realizados eventos com o público em pé, como shows. Apenas pessoas vacinadas poderão ter acesso aos shows ou eventos similares.
A partir de novembro, os locais podem utilizar 100% do espaço. Regra parecida foi adotada para a medida que permitiu a volta das torcidas aos estádios de futebol. Os jogos com público estão permitidos desde a última segunda-feira (4).
O uso de máscaras segue obrigatório.
LEIA MAIS – Comitê estuda fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em SP