A cidade de Ribeirão Preto tem, neste domingo (28), último dia de fevereiro, 284 pacientes internados com covid-19 e taxas cada vez mais altas de ocupação dos leitos. Esse cenário de alerta ocorre tanto em hospitais públicos, quanto privados.
De acordo com a plataforma leitoscovid.org, as UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) amanheceram 79,62% lotadas em nível geral, mas já não tem mais vagas em pelo menos dois centros capacitados para atender pacientes contaminados pelo novo coronavírus.
O Hospital São Paulo e o Polo Covid da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) atingiram 100% dos recursos de internação às 10h30 de hoje.
Ainda assim, o levantamento mostra que o município permanece com 43 vagas de internação à disposição dos moradores -das 211 ativas em todos os hospitais, 168 estão ocupadas na presente data.
Já nas enfermarias, onde pessoas com covid também são alocadas, mas não necessariamente para receber os recursos da terapia intensiva, a taxa é um pouco mais baixa: o mesmo sistema de monitoramento aponta 63,39%.
Isso quer dizer que o município tem 183 leitos em pleno funcionamento, mas 116 já estão em uso – dois com balões de oxigênio ligados aos pacientes. Na UTI, mais 119 apresentaram dificuldades respiratórias e precisaram ser conectados a respiradores.
ACidade ON reforça que os dados da plataforma leitoscovid.org são referentes apenas a Ribeirão Preto e passam por atualização praticamente em tempo real. Por isso, podem sofrer alterações. As estatísticas aqui apresentadas são compatíveis ao horário de publicação da matéria.