Ainda com os casos de covid-19 em alta, as UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) de três hospitais atingiram, na tarde desta quarta-feira (3), 100% de lotação em Ribeirão Preto. A média municipal, no entanto, é de 77,30% no setor.
Uma delas, de acordo com a plataforma leitoscovid.org, é a do HC-UE (Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas), localizada na região Central – todos os oito leitos destinados a pacientes contaminados pelo novo coronavírus e em estado mais crítico de saúde estão ocupados.
LEIA MAIS
Relaxamento do Plano SP não atinge Ribeirão Preto
SP tem o maior número de mortes por covid registrado em 2021
Ribeirão Preto atinge 1.100 mortes por coronavírus
Já na Santa Casa, nem mesmo a capacidade um pouco mais larga de atendimento foi capaz de suprir a demanda: são 20 vagas de internação e as 20 estão em uso. Todas com necessidade de aparelhos de respiração ligados.
Por fim, a última atualização feita pelo sistema de monitoramento dos centros médicos, divulgada às 13h de hoje, aponta que o Hospital São Lucas também alcançou o seu limite máximo de assistência (os cinco leitos de UTI ativos têm pessoas infectadas em tratamento).
Essas 33 camas de internação fazem parte das 185 ofertadas pela cidade, tanto em unidades públicas, quanto privadas, e em esquema de isolamento. Do total, apenas 42 estão disponíveis
Enfermarias
Fora os casos mais graves de covid-19, geralmente alocados na terapia intensiva, Ribeirão Preto também tem 183 vagas de enfermaria ativas – 120 delas já estão lotadas.
A atual taxa de ocupação, portanto, é de 65,57%.
Vale lembrar que a plataforma leitoscovid.org computa apenas dados municipais e é atualizada praticamente em tempo real. Portanto, alterações podem ser feitas ao longo do dia. Os números aqui apresentados são referentes ao horário de publicação da matéria.