- Publicidade -
coronavirusFalta de insumos causa suspensão parcial de cirurgias no HC de Ribeirão

Falta de insumos causa suspensão parcial de cirurgias no HC de Ribeirão

Relaxantes musculares, que são usados como sedativos e também no tratamento de pacientes com covid-19, está em falta nas duas unidades do município

- Publicidade -

Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (Foto: Renato Lopes/Especial)

 

- Publicidade -

A falta de insumos, principalmente de relaxantes musculares usados como sedativos, causou, na tarde desta segunda-feira (22), a suspensão parcial e temporária de cirurgias nas duas unidades do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. 

O anúncio, feito pela própria entidade, confirma que cinco das 10 salas cirúrgicas serão inativadas enquanto os estoques hospitalares continuarem escassos. 

A expectativa, de acordo com Antonio Pazin Filho, diretor do Departamento de Atenção à Saúde, é que a novidade seja responsável pelo reagendamento de pelo menos 70 operações não consideradas de extrema urgência por semana. 

“São vários os motivos [para a redução], mas o principal é a falta de insumo, especialmente de relaxantes musculares usados nos 72 pacientes internos no CTI Covid […]. Temos que desviar esses medicamentos, que são utilizados no centro cirúrgico, para garantir o estoque e manter a vida das pessoas que estão intubadas”, explica o responsável. 

Ainda segundo Pazin Filho, a chegada de um novo carregamento está marcada para a próxima sexta-feira (26), porém, o risco de imprevistos antecipou a tomada de decisão, visto que estes estão em falta na maioria dos fornecedores. 

- Publicidade -

“Nós vamos pesar o risco das cirurgias para pacientes versus o risco de transmissão da covid-19, que nesse momento é muito grande. E isso será levado em consideração para priorização. Sabemos que isso não atende toda a necessidade da população, mas é uma situação grave que a gente vai ter que tomar decisões às vezes muito difíceis”, concluiu o diretor.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -