Uma idosa de Ribeirão Preto está aguardando por um leito de hospital há cinco dias. Elizete da Luz Alves, de 65 anos, chegou à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Treze de Maio na última quinta-feira (13), segundo a filha Gabriela Aguiar.
De acordo com Gabriela, a mãe foi internada com pneumonia e, atualmente, respira com a ajuda de uma máscara de oxigênio.
“Antes de chegar ao Polo Covid, ela já manifestava os sintomas. Na quinta-feira, 6 de maio, minha mãe foi fazer um raio-X na UPA do Sumarezinho, onde constataram que ela estava com pneumonia. Depois, na terça (11), ela foi ao Núcleo da Família II [na zona Oeste da cidade], e realizou um exame para a covid. O resultado positivo só saiu na última sexta (14), quando ela já estava internada no Polo Covid”, afirmou.
Gabriela, contudo, disse que ainda não foi informada pelos médicos se a mãe já se recuperou da pneumonia. Sem a transferência, a filha teme uma piora no quadro de saúde da idosa, que é asmática.
“Nossa família está de mãos-atadas. Não podemos esquecer que estamos lidando com um idoso, diferentemente de um jovem, que também está morrendo por conta da doença. Se eu tivesse condições financeiras, tiraria ela de lá, mas infelizmente não tenho. Estamos sem ter o que fazer”, declarou.
Outro lado
A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto admitiu, por meio de nota ao ACidade ON, que a cidade enfrenta uma situação de pré-colapso no sistema de saúde. A Pasta afirmou que as medidas de combate à covid, “desrespeitadas por parte da população”, colaboraram para essa situação.
“Neste momento de profunda tristeza, vemos situações críticas e dificuldades para atender toda as pessoas doentes. Reafirmamos que, todos os pacientes moderados e graves atendidos nos dois Polos Covid do município de Ribeirão Preto, estão recebendo todas as medidas necessárias para o tratamento adequado das fases iniciais da doença”, completou.
A secretaria, porém, não deu um prazo para a transferência da idosa.