Faltando três dias para dar início a uma nova etapa do Plano Estadual de Imunização, onde pessoas com 90 anos ou mais começarão a ser vacinadas contra a covid-19, o governo paulista indicou que os idosos se dirijam aos postos de aplicação com no máximo um acompanhante.
A orientação, além de evitar aglomerações a partir da próxima segunda-feira (8), data em que a cobertura vacinal deverá ser ampliada, visa preservar a saúde deste público-alvo – isso quer dizer que o direcionamento sozinho dos usuários também não é indicado pelas autoridades.
LEIA MAIS
Ribeirão Preto avança à fase laranja do Plano São Paulo
Veja o que pode funcionar na fase laranja do Plano São Paulo
O Estado pediu, ainda, em coletiva de imprensa, concedida no início da tarde desta sexta (5), que o sistema de pré-cadastro disponibilizado há quase três semanas seja usado com antecedência. Desta forma, o tempo de espera poderá ser reduzido consideravelmente.
O esquema e logísticas relacionadas ao início da vacinação em idosos, contudo, ficam a cargo dos municípios ainda não anunciado por Ribeirão Preto.
O Estado garantiu apenas a distribuição de mais unidades da chinesa Coronavac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac e pelo Instituto Butantan, até o próximo prazo limite para todas as DRSs (Distrito Regional de Saúde). A expectativa é que 12 mil pessoas com 90 anos ou mais sejam vacinadas.
Depois, a partir do dia 15 de fevereiro, a cobertura deve ser estendida para os 309 mil idosos que têm entre 85 e 89 anos.
Posicionamento municipal
Sobre o esquema de vacinação em Ribeirão Preto e os postos de vacinação que serão abertos para receber esse público, a Prefeitura Municipal informou que divulgará as próximas regras às 17h desta sexta-feira (5), também em coletiva de imprensa. ACidade ON acompanha.