Maio é reflexo da evolução da pandemia em Ribeirão Preto e a cidade ainda mantém estado de alerta devido a alta taxa de ocupação dos leitos de UTIs e enfermarias exclusivos para pacientes adultos com covid-19.
Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, o mês de maio contabiliza até o momento 9.926 casos positivos do novo coronavírus. Esse é o maior percentual de confirmações desde o início da pandemia e supera inclusive o pico da doença em julho do ano passado, quando 8.626 testaram positivo.
Além de tudo, o mês de maio ainda não está fechado totalmente pois ainda existem 989 casos em investigação. ou seja pessoas supostamente infectadas que ainda não sabem o resultado dos exames.
Mortes
Em relação ao número de vítimas, maio é o quarto mês mais letal em toda a pandemia em Ribeirão, com 230 mortes. Na frente estão julho de 2020, com 244 mortes e março e abril de 2021, que tiveram respectivamente 397 e 269 mortes associadas ao coronavírus.
Vale ressaltar que a pasta da Saúde de Ribeirão, não contabiliza os óbitos pelo dia do falecimento do paciente, mas sim do período em que ele foi diagnosticado com a covid-19. Portanto, como existem pessoas internadas há mais de um mês na cidade, essa estatística pode mudar ao longo das próximas semanas.