A equipe formada por três médicos infectologistas, contratada pela Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto, já realizou vistorias em 70 escolas da rede municipal de ensino. O dado foi divulgado pela prefeitura e é relativo ao período entre 17 de julho – data em que as ações tiveram início – e esta segunda-feira (9).
O objetivo é averiguar se as unidades estão aptas a receber os alunos no retorno às aulas presenciais, além de estabelecer critérios para que a retomada ocorra de forma segura durante a pandemia da Covid-19.
Ao todo, a rede municipal possui 132 escolas. Segundo a prefeitura, todos os veículos que levam os alunos às aulas já foram vistoriados.
Previstas para 3 de agosto no formato presencial, as atividades na rede municipal foram retomadas on-line neste segundo semestre. A intenção da prefeitura é que ao menos o ensino fundamental seja retomado presencialmente.
Uma audiência entre o Sindicado dos Servidores, a prefeitura e a Justiça do Trabalho vai debater o retorno nesta sexta (13).
Vacinação
Além do laudo das escolas municipais, uma segunda prerrogativa para o retorno presencial, determinada pela Justiça do Trabalho, é a imunização de todos os profissionais da educação. Uma parcela desses profissionais recebe a segunda dose em setembro.
A Secretaria Municipal da Saúde solicitou ao Estado a antecipação das segundas doses de AstraZeneca e Pfizer, mas ainda não teve o pedido atendido.
De acordo com balanço oficial divulgado nesta segunda, todos os profissionais da educação já receberam ao menos uma dose das vacinas, enquanto outros três mil já finalizaram o ciclo vacinal. Porém, 2 mil pessoas ainda estão à espera da segunda dose.
Maioria aprova
Para saber a opinião de pais e responsáveis sobre o retorno presencial na quarentena, a Secretaria da Educação elaborou um formulário virtual. Até o momento, 73% dos entrevistados (9.891) são favoráveis à retomada.