- Publicidade -
coronavirusMorre idosa que esperava vaga de UTI Covid em Ribeirão Preto

Morre idosa que esperava vaga de UTI Covid em Ribeirão Preto

Maria Gomes Santana, de 87 anos, estava na UPA Norte desde o dia 28 de maio; ‘Revoltante’, diz filha

- Publicidade -

Maria Gomes Santana tinha 87 anos de idade (Foto: Arquivo pessoal)

 

- Publicidade -

Atualizada às 12h25 

A paciente Maria Gomes Santana, de 87 anos, morreu neste domingo (6) à espera de uma vaga de UTI Covid, em Ribeirão Preto. 

Segundo a filha dela, Lourdes Gomes Santana Lemes, 59, Maria estava desde sexta-feira (28) na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Norte, onde precisou ser intubada. 

“Um dos médicos chegou a dizer que, apesar da idade da minha mãe e comorbidades, ela poderia vive mais, se tivesse os recursos de um hospital. Isso tudo é revoltante”, lamentou.   

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO

- Publicidade -

Lourdes contou que a mãe era diabética, tinha pressão alta e já havia sofrido infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral). 

Maria deixa cinco filhas, sete netos e quatro bisnetos. Sem velório, o sepultamento esta marcado para ocorrer às 8h30, no Cemitério Bom Pastor, na zona Leste da cidade. 

“A minha mãe conseguiu nos dar uma boa educação e isso fica como lembrança. Sempre fomos uma família humilde, mas digna”, ressaltou. 

Lourdes ainda relatou que outras duas irmãs também contraíram o novo coronavírus e estão internadas em hospitais de Ribeirão. O quadro delas é estável. 

Outro lado

A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto disse, por meio de nota de imprensa ao ACidade ON, que a ordem de transferência dos pacientes é decidida pela equipe médica e depende da disponibilidade de leitos nos hospitais. 

“Não podemos interferir sem prejudicar as pessoas desta fila. Todos os pacientes aguardando a vaga estão recebendo o tratamento adequado na unidade de saúde e não houve, até o momento, nenhum caso de morte por Covid em Ribeirão Preto por falta de vaga, equipamento ou assistência”, disse a nota.  

A Saúde, contudo, se refere à vaga na UPA, cuja estrutura não dispõe de UTI.

- Publicidade -
Ricardo Canaveze
Ricardo Canaveze
É repórter no portal ACidade ON Ribeirão Preto. Formado em Jornalismo pelo UNIFAE em 2003, tem uma experiência em editorias como Cotidiano e Polícia. Já atuou em emissoras de rádio no início da carreira na comunicação, a partir da década de 1990, e em jornais impressos como o A Cidade. Está no Grupo EP desde 2007.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -