No mesmo dia em que a região de Ribeirão Preto regrediu integralmente para a fase vermelha do Plano São Paulo, a Prefeitura Municipal anunciou a abertura de sete novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e a chegada de 10 respiradores no Hospital Santa Lydia.
LEIA MAIS
Plano SP: Região de Ribeirão Preto é rebaixada à fase vermelha
Veja o que pode funcionar na fase vermelha do Plano SP
A medida, confirmada, em nota, pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB), pretende aumentar a capacidade de internação e reforçar os atendimentos contra a covid-19 na cidade.
“Isso nos possibilitará a ampliação de leitos e, assim, garantir assistência médica para a população. Vamos também ampliar o quadro de profissionais da saúde”, destacou o chefe do Executivo.
A expectativa é que o quadro de 320 profissionais do centro médico seja reforçado com mais 28 técnicos de enfermagem, 10 enfermeiros, quatro médicos, seis fisioterapeutas, seis profissionais de limpeza, nutricionista e auxiliar de farmácia.
“Abrir leitos de UTI demanda uma estrutura complexa de equipamentos, insumos e recursos humanos. Já demos início às contratações, sendo que a previsão para os profissionais começarem a atuar é até o dia 8 de fevereiro”, estimou Marcelo Carboneri, superintendente do Santa Lydia.
Alguns dos itens elencados por ele são monitores, carrinho de urgência, camas, 28 bombas de infusão, respiradores, cardioversor, materiais e medicamentos, além da necessidade de reforçar o estoque de oxigênio.