A espera de nove dias por um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), recomendado a Hilário Walter do Vale Júnior depois de ser diagnosticado com covid-19, terminou bem e com direto à comemoração regada a salva de palmas.
Mesmo sem acesso ao tratamento mais indicado, o paciente de 46 anos venceu a batalha travada contra o novo coronavírus e deu-se por curado antes da transferência para um hospital especializado ser liberada pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Por isso, os gestos de vitória não foram economizados. “Eu venci a covid-19”, ele escreveu.
Edmilson Nunes, médico do Polo Covid, onde Hilário estava previamente internado, também celebrou o momento – e não apenas esse. Do outro homem que repetiu o feito e conseguiu ser liberado ainda na fila de espera por uma vaga também.
“Os dois pacientes vieram para UPA [Unidade de Pronto Atendimento] com a saturação baixa, em plena insuficiência respiratória e foram trabalhados com vários protocolos. Graças a Deus responderam bem e hoje, nono dia de internação, conseguiram receber alta”, explicou.
A unidade foi criada como uma espécie de triagem do novo coronavírus e deveria ser responsável pelo acompanhamento apenas de casos leves. Com o aumento de casos, porém, oito leitos de tratamento foram ativados por lá e muitos pacientes passam dias até serem encaminhados à centro de tratamento especializado.
Só nesta quinta-feira (25), Edmilson confirmou que seis pessoas foram entubadas no Polo.