Os dois pacientes de Manaus, contaminados pelo novo coronavírus, que vão desembarcaram a partir das 17h30 desta sexta-feira (15) no aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, já estão intubados e foram transportados em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) aéreas.
As informações, confirmadas mais uma vez pelo setor de comunicação do Hospital Ribeirania, dão conta de que tratam-se de um homem e uma mulher, de 79 e 50 anos, respectivamente.
A transferência de uma terceira pessoa, em estado mais delicado de saúde, ainda está sendo discutida pelos Estados.
LEIA MAIS: Região de Ribeirão é rebaixada à fase laranja do Plano SP
De acordo com o grupo Unimed, as remoções são feitas de forma individual – um avião para cada enfermo – e tudo indica que o primeiro a chegar será o idoso em ventilação mecânica.
Ele estava estável até a última atualização médica, mas, por conta do atraso já apresentado, há indícios de uma possível complicação ao sair do Amazonas – na primeira nota de posicionamento do Ribeirania, ficou claro que as aeronaves deveriam começar a pousar no interior paulista às 13h30.
ACidade ON apurou, ainda, que os dois pacientes têm grande acometimento pulmonar.
Mais leitos
Para atender a demanda, o Hospital Ribeirania, que conta atualmente com 61 leitos de internação reservados para a covid-19, já estuda a ampliação emergencial das vagas.
“Podemos chegar a 100 leitos, sendo 50 de enfermaria e mais 50 de terapia intensiva”, informou, por meio de nota. O prazo pra essa expansão, no entanto, ainda não foi divulgado pelo hospital, assim como o plano de acomodação dos manauaras.